Apertem os cintos que o babado é dobrado…  

Renata Carvalho é a atriz, diretora e dramaturga censurada e reprimida durante o Festival de Inverno de Garanhuns de 2018.

Pois é… Ela voltará, por cima da carne seca, para ministrar uma, já aguardada, masterclass no 10º Festival de Cinema LGBTQIAPN+ do Recife (Recifest).

Renata disse ao site The Intercept que a repressão que enfrentou em Garanhuns, Agreste desta terrinha chamada Pernambuco, foi a mais truculenta de toda a sua carreira.

O espetáculo Jesus, Rainha do Céu, onde interpretava Jesus Cristo através de uma mulher trans, foi cancelado da programação do Festival de Inverno, devido à pressão da Diocese Católica e da Prefeitura de Garanhuns. Alegou-se que a interpretação de Jesus Cristo por uma atriz transexual atacava à comunidade cristã local.

Classifico como ataque as misérias (múltiplas) em que vive atolado o povo brasileiro e que (quase) ninguém se dispõe resolver, aliás, (muitos) estão decididos a perpetuá-la.

Mais: Cristo é um estágio de espírito possível, uma iluminação possível a qualquer pessoa. Isso, sim, é amor ao próximo.

Então…

Apesar deles, Renata persiste pela liberdade artística e representação de temas importantes – diversidade de gênero e a igualdade, por exemplo, e, desde 2017, debruça-se sobre o que define transpologia: o estudo da representação social sobre pessoas trans e travestis.

Nomeado Encontro Transpofágico, o diálogo acontecerá no dia 17 de outubro, terça-feira, das 14h às 17h, falará sobre representatividade, a prática do transfake, o mito do corpo neutro, estereótipos e arquétipos, narrativas viciadas vs. positivas, transfobia recreativa, escrita e linguagem, imagética social, semiótica, responsabilidade e ética nas produções artísticas.

Quer participar? Tem mais de 18 anos? Então, anota: inscrições gratuitas e abertas até o dia 5 de outubro de 2023, o ano do recomeço, através do link: https://forms.gle/aCCdJqnww85zT1e7

 Onde?

No Sindicato dos Bancários que fica na Avenida Manoel Borba, 564, Boa Vista, Recife.

Por fim

O 10º Recifest está oferecendo uma série oficinas (ver cartão abaixo) e outra masterclass, intitulada Encontro, com Lígia Verônica (Verner) – advogada com especialização em Direito Administrativo pela UFPE, que atuou como advogada chefe do Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife de 2017 a 2020 e integrou várias comissões na OAB/PE, incluindo a Comissão de Privacidade e Proteção de Dados.

Interessou-se?

Saiba tudo sobre o evento, que vai de 16 a 20/10, no www.recifest.com.br ou siga @recifestoficial.

Tudo 0800, ok?

Pronto.

Foto em destaque, Renata Carvalho: Marcus Leoni.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + cinco =