O Instituto Ricardo Brennand disse sim para a 17ª Primavera de Museus e a agenda, aberta ao público, está bem instigante. Se liga: as ações acontecerão de hoje, 20, até o dia 23 de setembro, sempre a partir das 15h.

Para a edição de 2023, o tema definido pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, foi Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas, ou seja, museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país estão a pensar e a refletir sobre.

No IRB

Então, o centro cultural da Várzea movimentará programação especial, paralela às exposições e mostras permanentes e temporárias.

Começa com Peça a Peça: Pessoas Indígenas (quarta-feira, 20/9, a partir das 15h).

A iniciativa gira em torno de uma obra do acervo do museu que é posta em discussão, seja através da poesia, música, teatro, etc. O objeto escolhido foi Caneca de Coco e Prata (datado de 1650, exposto atualmente entre outros objetos do Brasil Holandês, na Pinacoteca). Haverá, também, palestra sobre Memórias Indígenas, com Luara Seridó-Tarairiú, da etnia seridó karaxuwanassu, graduada em Pedagogia pela UFPE e integrante da ASSICUKA – Associação de Indígenas em Contexto Urbano, e show de bolso com Siba Puri, cantora, compositora e percussionista.

Na quinta-feira 21/9, é a vez de CiME (Cinema, Museus e Educação). Reforçando: a partir das 15h.

São exibições cinematográficas focadas nas pessoas Quilombolas e na pauta, Iansã: O que o vento nos trouxe, obra realizada pelo Quilombo do Catucá que resgata a trajetória do Alto do Viana, Camaragibe, Pernambuco, lugar onde nasceu o legado de Mãe Flávia de Iansã.

Na sexta-feira, 22 de setembro, igualmente às 15h: Peça a Peça: com temática em torno das pessoas LGBT+.

Será analisada a escultura em cera de Luís XIV, assinada pelo secular Daniel Druet, que movimentará o debate Que roupa te representa? A construção social do vestuário, com Viq Ayres, artista visual e produtor. A programação incluirá show de bolso com Amun Há, cantora e compositora.

Por fim, às 15h do sábado, 23/9, vai rolar o Encontro.

Será um amplo encontro com os colaboradores, estudantes, educadores e profissionais do museu da Várzea para compartilhamento de experiências e melhores práticas.

PS: vagas limitadas.

PS2: a 17ª Primavera dos Museus envolve 805 instituições de todas as regiões brasileiras. São mais de 2,5 mil atividades inspiradas pela temática escolhida. Começou no dia 18 de setembro de 2023, segunda-feira, e segue até domingo, 24. Mais informações no @museusbr

Bilheteria: a inteira custa R$50,00 e a meia-entrada R$25,00.

O Instituto Ricardo Brennand fica na Alameda Antônio Brennand, s/n, Várzea, Recife tem encantos mil.

Foto: divulgação.  

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − quatro =