Anota para nem pensar em perder:

ação voltada para os profissionais do audiovisual em início de carreira, os processos de criação do 3º CurtaLab vão acontecer entre os dias 22 e 25 de abril de 2025, no Recife, com mentorias, aulas e encontros com profissionais da área.

Pela primeira vez, estão aptas a participar, presencialmente, pessoas de todos os estados do Norte e do Nordeste do Brasil com projetos de curtas-metragens em desenvolvimento ou em pós-produção.

Para os selecionados de fora de Pernambuco, será oferecido o custeio do transporte aéreo, da alimentação e hospedagem durante o evento.

Corre!

As inscrições podem ser feitas até 4 de abril.

PS: uma outra modalidade, exclusiva para residentes em Pernambuco, possibilita pleitear vaga (até o dia 11 de abril) sem que haja o pré-requisito de um projeto.

PS2: todas as inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pelo site do evento: www.curtalab.com.br

Idealizado por Enock Carvalho e Matheus Farias, diretores, roteiristas e produtores Made in Pernambuco e vasta experiência no audiovisual, o CurtaLab surgiu em 2021.

‘O CurtaLab é voltado para a experimentação e para que esses novos realizadores, que estão iniciando suas carreiras, busquem seu estilo, traço autoral. E o curta-metragem é esse lugar de experimentar linguagem, narrativa e, a partir disso, encontrar um estilo próprio de contar histórias e realizar filmes’, dizem Enock e Matheus.

Aos selecionados com projetos, serão oferecidas 12 vagas (eles e elas terão acesso a todas as atividades do laboratório e, também, as consultorias voltadas para os seus filmes, conduzidas por cinco profissionais convidados.

‘Pela primeira vez, haverá participantes do Norte e do Nordeste presencialmente, com projetos em desenvolvimento ou pós-produção (em 2021, pessoas das duas regiões puderam ter acesso às atividades on-line). O intuito é promover um intercâmbio artístico e cultural entre os artistas das duas regiões, o que acabou se tornando um pilar desta edição’, reforçam Enock e Matheus, os idealizadores que (igualmente) atuam como diretores e tutores no laboratório de desenvolvimento de curtas-metragens.

A segunda modalidade, aquela dos sem projeto e que residem aqui, contempla 18 vagas – vagas que dão acesso a todas as atividades, menos as consultorias. Essas inscrições são possíveis até o dia 11 de abril de 2025. Fique de olho.

Serão, ao todo, 30 elegidos.

A programação completa do 3º CurtaLab será divulgada, em breve, no site e no Instagram @curtalab.

Considerações finais

A produção executiva é de Rose Lima e a coordenação de produção de Arícia Alves.

O 3º CurtaLab – Laboratório de Desenvolvimento de Curtas-Metragens é realização da Gatopardo, tem incentivo da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Funcultura Audiovisual, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

E a Gatopardo Filmes?

Produtora brasileira fundada em 2016 pelos cineastas Enock Carvalho e Matheus Farias. Recebeu mais de 60 prêmios – tem filmes exibidos em n festivais: Sundance, BFI Flare London e Festival do Rio.

Produziu os curtas Queimando por Dentro (2024) e Inabitável (2020).

No momento, prepara o primeiro longa-metragem ficcional dos diretores.

Sobre Matheus Farias

O cineasta, produtor e montador.

Montou O Agente Secreto (2025) e Retratos Fantasmas (2023), ambos dirigidos por Kleber Mendonça Filho, e Eros, dirigido por Rachel Daisy Ellis, além de Propriedade, dirigido por Daniel Bandeira. É ex-aluno do Berlinale Talents 2024.

Sobre Enock Carvalho

Diretor, roteirista e produtor. Especializou-se em marketing para cinema, tendo trabalhado no lançamento de grandes filmes brasileiros: Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.

É ex-aluno da Locarno Industry Academy.

Iniciou a carreira como crítico de cinema entre 2010 e 2015. Hoje, dedica-se, tempo integral, a ser cineasta e produtor.

Foto em destaque de Matheus Farias (por Enock Carvalho) e Enock Carvalho (por Matheus Farias). Ou seja, um tirou a foto do outro.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − dez =