Não vacile: filmes nacionais (curtas, médias e longas-metragens) dirigidos ou codirigidos por pessoas pretas, pessoas pardas, indígenas, ribeirinhos, ciganos e quilombolas, finalizados a partir de 2021, podem (e devem) se inscrever (gratuitamente) a partir de hoje, quarta-feira, 4, até a segunda-feira, 16 de setembro de 2024.
PS: caso a película seja dirigida por alguém de cor branca, mas na equipe constem roteiristas, produtoras e produtores pretos, pardos, indígenas, ribeirinhos, ciganos ou quilombolas, a inscrição será possível.
O fato é que a presença de não-brancos na direção de filmes é (ainda) escassa. Sementes está plantando a transformação.
Toma nota do link: https://forms.gle/7nukp2at2MobBRuZ8
Itinerante
A projeção será ao ar livre, à noite, num telão inflável, nas comunidades quilombolas do Sertão do Pajeú, Pernambuco, de 4 a 9 de novembro de 2024.
‘Ano passado, na primeira edição, recebemos filmes de todo o país. Visitamos as comunidades quilombolas do Caroá (Carnaíba), a comunidade do Leitão da Carapuça (Afogados da Ingazeira) e a Varzinha dos Quilombolas (Iguaracy) e tivemos uma recepção maravilhosa em todas elas’, conta Bruna Tavares, da Pajeú Filmes, uma das responsáveis pela Mostra.
De dia, ações formativas: rodada de encontros, trocas de vivências, apresentações culturais, formações e cinema.
Quem faz e acontece e realiza?
A Pajeú Filmes com apoio da Sagaz Produções e incentivo do Edital de Ações Criativas do Audiovisual da LPG/PE 2023; Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Para saber mais: @semente.cinemanegro
E tem também o e-mail: mostraitinerantedecinemanegro@gmail.com
Recado dado, se joga!
Na foto em destaque, Bruna Tavares apresenta ao público os filmes do dia: William Tavares.
Sem comentários