Ecologia de sentidos, Panorama da 3ª geração da Fotografia da Bahia percorrerá o Nordeste e, notícia boa, Olinda sediará a abertura da exposição.
Anota para não esquecer: será nesta quarta-feira, 11 de setembro de 2024, às 19h, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, Varadouro.
O projeto Ecologia de sentidos, Panorama da 3ª geração da Fotografia da Bahia é fruto de pesquisa de Marcelo Reis, coordenador do Instituto Casa da Photographia (Barris, Salvador) e também curador e organizador da mostra. O foco das observações é a turma, digamos assim, surgida a partir dos anos 2000.
‘Diferentemente das demais gerações, essa última tem como questão central em suas obras a estética e as poéticas relacionais, deixando de lado a ideia de mundo exterior e potencializando os seus mundos interiores e as suas questões de vida contemporânea’, diz Marcelo Reis.
O projeto (o único do Nordeste, em sua categoria, a ser contemplado com a Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023) homenageia o fotógrafo baiano Akira Cravo (falecido em 14 de novembro de 2023). Ele era neto do escultor Mario Cravo Júnior e filho, do igualmente fotógrafo, Mario Cravo Neto (influenciador da 3ª geração).
Mais sobre
São 104 imagens de 26 artistas.
Registros que revelam fortes influências decoloniais, de resistência contra as violências de gênero e de raça, em diálogo com as temáticas do Corpo, da Memória e do Sagrado.
Sob a guiança de que Todo Corpo é água, toda água é Memória, tudo que é memória é Sagrado, a mostra tem três núcleos temáticos:
CORPO – com as obras de Akira Cravo, Alex Oliveira, Ananda Nunes, Edgar Azevedo, Emanoel Saravá, Isabel Ramos, Lucas Moreira e Renan Benedito.
MEMÓRIA – reúne as fotografias de Adalton Silva, Adriano Machado, Cristina Cenciarelli, Helen Salomão, Juh Almeida, Ivã Coelho, Paulo Coqueiro e Raimundo Cavalhier e Shai Andrade.
SAGRADO – com os registros de Andrea Fiamenghi, Arthur Seabra, Elis Tuxá, Ismael Silva, Gilucci Augusto, Hugo Martins, Leila Chandani, Tacun Lecy e Vinicius Xavier.
Fala do crítico Bené Fonteles:
‘A coletânea Ecologia de sentidos é leal ao legado da memória afetiva da ancestralidade, que evoca os ecos doloridos da diáspora e a sua herança inestimável, dos povos que aqui chegaram – yorubas, bantos, nagôs, malês e tantos outros – tão cheios de artes e culturas a nada a dever ao ocidente’.
Considerações finais
Em cartaz até sexta-feira, 13 de outubro.
Visitação (gratuita) de terça a domingo, das 9h às 17h.
O Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa fica no Largo do Varadouro, s/n, Varadouro, Olinda.
Saiba ainda que:
6 de novembro de 2024 será a vez da Pinacoteca Potiguar, em Natal, Rio Grande do Norte, receber o evento.
30 de janeiro de 2025 será a vez do Chão SLZ, em São Luís, Maranhão.
De 4 de julho até 1º de dezembro de 2025 – abertura e encerramento da itinerância + lançamento do livro alusivo ao projeto e outras atividades, no Instituto Casa da Photographia, em Salvador, Bahia.
Foto em destaque: Akira Cravo.
Sem comentários