Espaços espartanamente ambientados, sempre pintados de branco ou de tons pastéis. Ou ambos.
O impessoal como regra foi paradigma, e não faz tanto tempo assim, para a arquitetura hospitalar – chamada por alguns de arquitetura médica por englobar, além dos hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias e consultórios.
Mas a frieza ficou no passado.
Declaração que é compartilhada por Daniela Dambros e Patrícia Cretton, arquitetas especializadas no segmento. A quatro mãos, elas já assinaram projetos de porte como a Clínica Pele, no Shopping Center Recife; Clínica Haim Erel, em Fortaleza; Centro Oftalmológico Noroeste Fluminense, Rio de Janeiro; Clínica Dr. Jaques Waismann, Clinderma, Clínica Dra. Érika Guerra, Clínica Amorim e Skin Prime, o trabalho mais recente.
“A ideia, hoje, é proporcionar saúde, o foco está na prevenção e bem-estar. Esse clima permite muito mais arrojo criativo que o conceito antigo”, situa Patrícia.
Skin Prime
Com 350m², localizado na terceira torre do RioMar Trade Center, o empreendimento que é apontado como ‘o centro dermatológico mais completo e avançado do Nordeste’, possibilitou “aplicar todo nosso conhecimento. Lá, você pode ‘tocar’ nesse novo conceito: os ambientes são belos, confortáveis, funcionais para os profissionais e pacientes. O alto astral faz parte tratamento”, diz Daniela.
Detalhando
“Fugimos dos beges e nudes. Investimos no azul petróleo e na terracota, cores quentes também usadas pelo marketing na criação da identidade visual”, conta Patrícia.
“A vista para o rio e para o mar é um luxo e nos instigou a usar vegetação. Sou pela presença da natureza em todos os lugares, mesmo no 19º andar. Para arrematar o visual, porcelanato marmorizado no piso e diversas composições com madeira”, complementa Daniela.
Vigilância Sanitária
Projetos na área de saúde precisam de aprovação na Vigilância Sanitária, o que é uma ciência, tenha certeza disso – as exigências e procedimentos são específicos. Caso seja reprovado, tempo e dinheiro investidos escoarão pelo ralo. Um brinde à expertise.
Patrícia Cretton tem especialização em Arquitetura Hospitalar pelo Inbec São Paulo, Instituto Brasileiro de Educação Continuada, e há 12 anos Daniela Dambros executa projetos que necessitam do ok da Vigilância Sanitária.
PS: à frente da Skin Prime estão os dermatologistas Emmanuel França e Francisco de Assis Filho e a nutricionista Daniela Saldanha França. Afora dermatologia e nutrição, há outras especialidades médicas e moderníssimos tratamentos estéticos a laser.
Legal! Parabéns meninas!
Parabéns as duas mulheres e arquitetas … o espaço ficou inenarrável… muito lindo .
[…] Matéria publicada no Blog Edgard Homem. […]