Com um banquete de ritmos que tem o frevo como o prato principal, o Galo da Madrugada anuncia todas as suas novidades e o clã de artistas que agita os foliões nos 6km de percurso de seu 43º desfile. Na avenida exaltando a “Xilogravura no Cordel do Frevo”, a maratona carnavalesca mais conhecida do mundo em 2020 homenageia o artista pernambucano J. Borges e começa seu grandioso desfile, pontualmente às 9h. Para esta edição, estima-se que o número de foliões do bloco se mantenha acima dos dois milhões.
O Galo da Madrugada mantém sua tradição de ter artistas genuinamente pernambucanos no comando dos trios. Para incrementar o intercâmbio cultural, a maioria desses artistas convidam ícones da música nacionalmente conhecidos para participar da grande manifestação pernambucana.
Entre os nomes confirmados em 2020, estão os cantores Romero Ferro, Michele Melo,Pablo Vittar, Marcelo Falcão, André Rio, Fulô de Mandacarú, Elba Ramalho, Margareth Menezes, Galo Preto, Bia Villa Chan, Armandinho, Almir Rouche, Gustavo Travassos, Fafá de Belém, Caju e Castanha, Lima Neto, Dani Veroli, Ed Carlos, Marrom Brasileiro, Nádia Maia, Maestro Forró, Geraldinho Lins, Asas da América, Gerlane Lops, Banda Pinguim, Cristina Amaral, Nena Queiroga, Quinteto Violado, Catarina Rosa, Som da Terra,Erico Brás, Benil, Irah Caldeira, Nono Germano, Fabiana Pimentinha, Banda Luará, Diego Cabral, Orquestra Universal, Orquestra Perfil, Turma do Pinguín, Banda Inove e Telmo Santiago.
O cortejo do Galo começa com a tradicional anunciação dos clarins e trombetas dos carros alegóricos que este ano percorrem todo o trajeto do bloco revelando de forma lúdica, a história da Xilogravura e da Literatura de Cordel. O desenho dos carros tem a assinatura do cenógrafo Ary Nóbrega, responsável há mais de 30 anos por essa missão.
Os carros serão representados pelos temas: “Xilogravuras e Cordéis” (clarins e trombetas anunciam o início do desfile); “Abre Alas” (destaca um Galo de cinco metros e seus foliões); “Feira de Cordel” (representa o deslocamento dos cordelistas na divulgação da sua arte); “A Passarada” (retrata a fauna e a flora do Sertão que inspiram os cordelistas e xilogravuristas); “Sertanejo” (representa a migração do povo do Sertão); “O Monstro do Sertão” (narra a difícil luta do povo que vive sob um sol causticante).
O PERCURSO – Como de costume, também no início do desfile, toda a diretoria, autoridades, imprensa colaboradores e parceiros se reúnem no Café da Manhã do Galo, que ocorre no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José. Após o café, a primeira ala sai da Avenida. Sul, 751 (Galpão do Galo), no sentido do Viaduto Capitão Temudo, retornando pela Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto), onde segue o tradicional trajeto. É a partir das 09h que todas as alegorias, carros e trios começam a seguir o percurso que toma o Recife, até desaguar toda sua euforia carnavalesca, no mar de gente que encerra o bloco na Avenida Guararapes.
O roteiro do Galo da Madrugada de 2020 ocupa as ruas de pelo menos seis bairros da capital pernambucana, com concentração maior de público nos bairros de São José, Santo Antônio, Coelhos, Coque, Cabanga, Boa Vista e Recife Antigo.
1. Travessa do Forte
2. Forte das Cinco Pontas
3. Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto)
4. Avenida Dantas Barreto (esquina com Praça Sérgio Loreto)
5. Praça Sérgio Loreto (sentido Av. Sul)
6. Avenida Sul (sentido Afogados)
7. Rua Saturnino de Brito (dobrando à direita para retornar pela Rua Imperial)
8. Rua Imperial (voltando para a Praça Sérgio Loreto)
9. Praça Sérgio Loreto (sentido Sede do Galo)
10. Rua do Muniz (sentido Av. Dantas Barreto)
11. Avenida Dantas Barreto (sentido Praça da Independência)
12. Praça da Independência
13. Avenida Guararapes (sentido Ponte Duarte Coelho)
14. Rua do Sol (sentido Praça da República)
15. Rua do Imperador (Dispersão)
Sem comentários