Como transformar festivais, álbuns e músicas em conteúdo? Como levar sua reportagem para além do texto, produzindo vídeos, podcasts e entrevistas? Como se relacionar com artistas, gravadoras/selos, empresários e assessores? Essas e outras questões serão abordadas no curso Quem é que vai ler isso?, que será ministrado por cinco potentes jornalistas e críticos musicais: Adriana da Barros, Braulio Lorentz, Pedro Só, Sergio Martins e Silvio Essinger.

Com passagens por importantes redações do Brasil, a trupe resolveu elaborar um curso para ensinar, na teoria e na prática, como ser jornalista musical nos tempos do streaming.

A ser realizado entre os dias 22 e 26 de fevereiro, sempre às 19h30, a segunda turma do curso Quem é que vai ler isso? contará com cinco turmas ao vivo e online. As aulas, duração de três horas cada, são destinadas aos fãs de música, estudantes e jornalistas em busca de especialização – será permitida a participação d@s alun@s, viu?

Para inscrição, acesse o link:  https://www.sympla.com.br/quem-e-que-vai-ler-isso-jornalismo-musical-nos-tempos-do-streaming-teoria-e-pratica__1107594

Conteúdos abordados:

Adriana de Barros – cobertura de eventos e edição

•        Como planejar a cobertura de festivais no Brasil e exterior

•        Budget, logística, pré-pautas, pautas, pautas de oportunidades, reportagem in loco, retornos na redação, audiência, uso das redes sociais em coberturas e cobertura foto gráfica

•        Vale a pena enviar reportagem para o exterior? Usar frilas fora do Brasil? Quando enviar repórter ou usar um local?

•        Relacionamento com artistas, gravadoras e selos, produtores, assessores e empresário. Como construir fontes?

Braulio Lorentz – pautas e podcasts

•        Jornalismo musical e cultural: a busca por relevância na era do streaming

•        Aprendendo com os melhores: exemplos de revistas e de manuais de escrita

•        Paradas de sucessos e reportagens sobre nova tendências: mudanças de 2010 a 2020

•        Produção, locução e edição de podcasts e reportagens multimídia

Pedro Só – crítica e edição

•        Jornalismo musical e crítica em transformação: Papel histórico e formas/formatos; como e por quem foi escrita a história da música no Brasil; e pautar para produzir conhecimento

•        Texto criativo em jornalismo cultura: Os desafios da originalidade/autoralidade; e guerra aos clichês/precisamos de novos clichês.

Sérgio Martins – entrevista e reportagem

•        A arte de preparar uma pauta. Como transformar a entrevista saborosa para o entrevistado e para o entrevistador

•        Perguntar não ofende? Como fazer uma pergunta de interesse geral, ainda que ela possa colocar o entrevistado numa situação desconfortável

•        A entrevista é por telefone e dura apenas dez minutos? Como fazer a conversa render

•        A importância de ter uma boa rede de fontes e informantes

•        A necessidade de uma boa pré-apuração: como arrumar assuntos e personagens que vão além da agenda e do trivial

•        Imagem vale tanto quanto o texto. Quando você tem de usar a criatividade para produzir fotos que vão além do trivial

•        Como escolher os personagens que farão parte da matéria e a difícil arte de cortar alguns dos entrevistados para respeitar a paginação da revista.

•        Pense grande: como levar sua reportagem para além do texto, produzindo vídeos, podcasts e entrevistas.

Silvio Essinger – pauta, reportagem, livros

•        A arte de (e a técnica para) descobrir e formatar um assunto digno de virar matéria

•        Pesquisa e pré-apuração: os caminhos para impressionar seus entrevistados e leitores

•        Tanta informação, tão pouco espaço e tempo: os segredos da escrita profissional (porque, afinal, queremos ser lidos)

•        Planejamento de uma reportagem de fôlego ou como escrever (e publicar) o seu livro

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =