A cidade de Lagoa de Itaenga, Mata Norte de Pernambuco, será palco, segunda-feira, 31, da 1ª edição do Festival Cultural Caboclo – o intuito é valorizar, divulgar, promover e enfatizar a tradição do coco de roda.
Na programação, dança, música, debate e apresentações artísticas. Acompanhe tudo, de grátis, pela internet, a partir das 20h, no canal do evento no YouTube: encurtador.com.br/uzAJX
A festividade, idealizada pelo sexagenário poeta Bio Caboclo, ainda violeiro, mestre de maracatu rural e de coco de roda, terá a presença de vários artistas locais e regionais. Se liga na grade artística: Coco de Borges Lucas com participação especial do Coco do mestre Reginaldo Cipriano (Lagoa de Itaenga); Coco de Bojo da Macaíba e Coco de Fulô (Cabo de Santo Agostinho) e mais o Grupo Cultural Caboclo, que tem à frente Bio Caboclo e seus filhos: Josivaldo Caboclo, Josuel Caboclo e Josenildo Caboclo. Juntos, eles vão apresentar uma mistura de ritmos, evolução e versos de improvisos.
Oficina gratuita
Será disponibilizada, gratuitamente, uma oficina, em vídeo pré-gravado, sobre algumas curiosidades dos ritmos, sons e movimentos do Grupo Cultural Caboclo. A intenção é levar os espectadores a viajarem nas danças populares, de origem africana e indígena, principalmente, os cocos de umbigada e de mazuca. Acesso pelo canal do festival no YouTube, ok?
Roda de diálogo
A pauta inclui roda de diálogo entre os artistas e brincantes do coco de roda. O cenário dessa conversa foi o Sítio Cultural Caboclo, Zona Rural de Lagoa de Itaenga. Vale muito a pena, não?
A 1ª edição do Festival Caboclo recebeu o incentivo da Lei Aldir Blanc – PE, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco e Governo Federal. A produção artística é da Amata Produção e Serafim Produção.
Fotos: divulgação.
Sem comentários