A Sinfonieta UFPE e o Coro Acadêmico de Ópera e Repertório da UFPE realizam concerto coral-sinfônico de abertura da temporada artística 2020 na próxima semana. O evento “Tchaikovsky 180 anos” é uma comemoração ao aniversário do 180° de nascimento do compositor russo e será realizado no dia 7 de março, às 19h, no Teatro de Santa Isabel. Este concerto faz parte da série “Grandes Mestres da Música Clássica” e tem a direção artística e a regência do maestro Wendell Kettle, professor do Departamento de Música da UFPE. O espetáculo tem classificação livre e os ingressos serão vendidos apenas na bilheteria do teatro, custando R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Neste concerto, serão apresentadas as obras: Abertura-fantasia “Romeu e Julieta”; o célebre Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 35, tendo como solista o violinista Gilson Filho; e dois coros da ópera Eugene Onegin: Coro dos Camponeses “Minhas pernas velozes doem de tanto andar…” do ato I, cena 1; e o Coro e Valsa “Vejam que surpresa!…” do ato II, cena 1.

Piotr Ilitch Tchaikovsky nasceu em Votkinsk, no dia 7 de maio de 1840 e faleceu em São Petersburgo, no dia 6 de novembro de 1893. Um dos mais proeminentes compositores russos e de toda a música erudita, ele deixou um legado de obras valiosíssimo para a humanidade com destaque para suas Sinfonias, as óperas Eugene Onegin, Rainha de Espadas e Iolanta, a Abertura 1812 e seus famosos balés O lago dos cisnes, A bela adormecida e O quebra-nozes.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + dezesseis =