Pois é, o mundo volta a girar…

Nomes categoria peso-pesado confirmaram presença na XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, o maior evento literário do Nordeste. Este ano, 2021, o formato será híbrido – presencial e virtual e acontecerá entre os dias 1º e 12 de outubro, no Centro de Convenções, Olinda.

Quem virá?

Mia Couto, André Dahmer, Christian Dunker, Ronaldo Correia de Brito, Heloisa Starling, Kleber Mendonça Filho, Jesse de Souza, Fabrício Carpinejar, Sri Prem Baba, Claudia Costin e Clarice Freire.

E também…

Itamar Vieira Junior, Lourival Holanda, Silviano Santiago, Zoara Failla, Lucia Santaella, Renan Quianalha, Josélia Aguiar, Rodrigo Casarin, Rogério Pereira, Mariana Enriquez, Lavínia Rocha, Breno Perrucho, Cida Pedrosa e Marcelo Batalha.

Ao longo de 12 dias, a Bienal PE promoverá aproximadamente 120 horas de programação com: 20 oficinas presenciais, mais de 60 lançamentos literários, 50 palestras presenciais e outras 30 virtuais, apresentações artísticas e etc., totalizando 220 atividades.

O público poderá conferir os mais de 320 estandes distribuídos em 9 mil m² do pavilhão interno do Cecon, uma área maior do que a área da última edição. A participação de 89 livrarias e editoras foi anunciada e estima-se movimentar mais de R$ 12 milhões em negócios.

Rogério Robalinho, produtor da Bienal PE ao lado de Guilherme Robalinho e Sidney Nicéas, adianta que a expectativa de público é de 350 mil pessoas – 150 mil in loco e mais 200 mil remotamente, através da plataforma digital e-Bienal (www.ebienal.com). A curadoria do evento é assinada pelo jornalista e crítico literário Schneider Carpeggiani.

Paulo Freire e Cida Pedrosa

Como de costume, duas grandes personalidades serão homenageadas – o educador pernambucano Paulo Freire (in memoriam), que agora completaria 100 anos de idade, e a poetisa sertaneja Cida Pedrosa, vencedora, em 2020, do Prêmio Jabuti de Livro na categoria Poesia.

Quem realiza?

A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é uma produção da Vox Produções, Ideação e Cia de Eventos. Há ainda a parceria do Instituto Ricardo Brennand, Sesc, Porto Digital e Catavento Distribuidora.

Contou-se com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Instituto Luiz Mario Moutinho, União Brasileira de Escritores (UBE), Eco-desinfect, Sebrae, Um Telecom, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. A parceria de conteúdo é da Globo.

A Bienal PE tem ainda o patrocínio da Petrobrás para ações da Bienalzinha, iniciativa com programação voltada para crianças de 0 a 6 anos de idade. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Carpinejar: Cuide dos seus pais antes que seja tarde.
Guilherme Robalinho, Sidney Nicéas e Rogério Robalinho assinam a produção.

Fotos: divulgação.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =