A gastronomia pode ir muito além do raio gourmetizador – é sempre bom lembrar.
Figura de referência quando se fala de culinária natural, a chef Bela Gil acaba de lançar no seu Canal da Bela, no Youtube, uma especialíssima receita de cuscuz – o prato foi preparado com água de cisterna e ingredientes agroecológicos produzidos por famílias de agricultores do Semiárido. Eu acho isso muito chique.
Aprontou a iguaria em companhia Josefa Quirino de Albuquerque ou, simplesmente, Dona Nena, moradora do sítio Pilões, área rural do município de Cumaru, Semiárido de Pernambuco.
Sobre a receita…
Levou milho de cuscuz de verdade – crioulo – vindo da Paraíba, ou seja, não transgênico; leite de castanha de cajú com licuri e mel. “Fico muito feliz de divulgar esse projeto e fazer com que ele continue, porque ainda precisam ser construídas outras cisternas”, informa Bela antes de iniciar a execução do prato.
A chef fala do programa Um Milhão de Cisternas, criado pela Articulação Semiárido Brasileiro, ASA, e pediu apoio à Campanha Tenho Sede, lançada em setembro de 2021 com o objetivo de arrecadar recursos para construir esse milhão de cisternas.
Mais sobre…
A Campanha Tenho Sede conta com a participação do cantor Gilberto Gil, o pai de Bela Gil – ele regravou a canção Tenho Sede, composta pelos músicos Anastácia e Dominguinhos, e chamou a atenção para o problema da falta de acesso à água de consumo humano entre as famílias do Semiárido.
No ar há quatro meses, a mobilização já conta com doadores de todas as regiões do Brasil e segue agora para uma nova etapa, envolvendo as companhias de abastecimento e saneamento básico, integrantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, que vão oferecer a possibilidade de doação via conta de água.
Para conhecer em detalhes e realizar doações, acesse: tenhosede.org.b
PS: o Programa Cisternas, do Governo Federal, que chegou ter orçamento de R$ 800,8 milhões em 2012, em 2020 dispunha de, apenas, R$ 70 milhões – informações do Ministério da Cidadania. É isso.
Sem comentários