A caminho do Vida Longa, vegetariano honestíssimo que fica na Rua Sete de Setembro, Boa Vista, deparei-me com o Sankofa Livros, um sebo muito particular, uma sucessão de boas surpresas:   

– A existência de um sebo é, por si, razão para celebrar.  

– Parido em setembro de 2022, o Sankofa encontra o mundo pandêmico, digital e líquido, que eu prefiro chamar de raso, mas vingou.   

– São 2 mil publicações organizadas num box de 2 metros por 2 metros. Eu não seria capaz, mas Carlos Eduardo é. ‘Como o espaço é pequeno, os títulos precisam ser bem selecionados’, diz o proprietário do lugar que é uma façanha.

– ‘Trabalho com o que gosto, o saber. Divulgo o saber para o indivíduo que o divulga para a sociedade e ainda tenho resultado financeiro. É um bom negócio’.  

Mais sobre ele

O livreiro Carlos Eduardo Costa Santana tem 41 anos e nasceu em Olinda.

Conheceu o universo dos sebos após concluir o ensino médio. ‘Um dia, comprei um livro sobre liderança. Eram biografias reduzidas de grandes líderes e o autor também citava alguns filósofos antigos e isso despertou interesses maiores. Consultei a bibliografia e fui em busca desses filósofos. Não parei mais’.

Trabalhou num sebo na Rua do Príncipe, a rua da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, e lá consolidou sua paixão.

Mas, Carlos Eduardo Santana da Costa amante de Platão, Heráclito de Éfeso, Georg Wilhelm Friedrich Hegel e Arthur Schopenhauer é brasileiro por derradeiro. Por mais de 5 anos trabalhou como porteiro de prédio na beira do mar de Olinda e, também por mais de 5 anos, trabalhou como estoquista em loja de calçados no bairro de Casa Amarela, Recife.

Mais sobre o Sankofa Livros

Os títulos são bem variados. Cultura em geral, livros acadêmicos, clássicos da literatura brasileira e estrangeira, religião, desenvolvimento pessoal…

Sankofa é um símbolo de lembrança da história afro-americana e afro-brasileira, que recorda os erros do passado para que eles não sejam cometidos novamente no futuro… Esse símbolo fazia parte da cultura dos escravos africanos trazidos de Gana, Togo e Burkina Faso para o Brasil durante o período colonial. (Wikipédia)

Por fim…

Preços a partir de R$10,00 – aceita todos os cartões e pix.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Mais informações: 81. 98682. 7220.

@sankofalivros     

Fica na Rua do Riachuelo, 251, Boa Vista, Recife tem encantos mil – por trás da Faculdade de Direito do Recife.

O Centro se encontra: Carlos Eduardo e Hilda Gil, a ótima cozinheira macrobiótica no Sankofa. Nas mãos, O Bhagavad Gita.
Também quero, Carl R. Rogers. Como faço?
Veio comigo morar.
Para Abdias Nascimento, Sankofa é “retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro”.

PS: Abdias Nascimento – Franca, São Paulo, 1914 / 2011, foi poeta, ator, escritor, dramaturgo, artista plástico, ativista político, panafricanista, professor universitário… Pensador irrequieto, formulou estratégias para o enfrentamento sistêmico ao racismo (sistêmico e estrutural), discriminação racial e preconceito… (site Teatrojornal).

Sankofa, imagem em destaque: colhida no site DançAdinkra.

Foto de Abdias Nascimento: Marcelo Faustini.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =