Também hoje, 5 de maio de 2023, já, já, às 20h, na Casa Estação da Luz – Olinda, será aberta a exposição VIGA – a arte e o credo de Nando Zevê.
Sobre ele
Nando ZV é recifense, 39 anos, é graduado em Educação Artística Artes Plásticas pela UFPE em 2008.
Realiza sua primeira exposição em 2005, no Instituto de Arte Contemporânea da UFPE – IAC.
É multiartista. Expressa-se através da tatuagem, do muralismo, ilustração, pintura, gravura, lambe-lambe, desenho, escultura…
Em junho de 2021 inicia série de pinturas que propõe o abrasileiramento dos santos – faz releituras de imagens católicas europeias cruzadas com entidades do candomblé e da jurema sagrada.
Ele mergulha na cultura popular, na fé, nas festas, nos mitos, itãs de orixás, lendas, arquétipos, tarot e todo universo anímico, místico, sagrado e profano.
São obras que buscam retirar camadas e camadas de colonialismo perverso.
Em setembro de 2022, Nando determina-se retratar através do realismo fantástico, paisagens, seres encantados, cenários e pessoas que cruzam seu caminho – seja no mercado da rua ou no mercado dos sonhos.
Além de uma instalação artístico-religiosa, VIGA é feita por trabalhos de outras fases e experimentos que trouxeram Nando aos caminhos de agora. A série Anima é um exemplo. Iniciada em 2017, contém narrativa pictórica própria, que mistura elementos trazidos de sua reconexão com o seu feminino.
VIGA reúne 27 criações, diversas linguagens e tempos diversos. VIGA é ele.
A curadoria de VIGA – a arte e o credo de Nando Zevê é assinada pelo jornalista e antropólogo Bruno Albertim e pela historiadora da arte Mônica Bouqvar.
E mais…
Produção executiva: Natália Reis
Identidade Gráfica: André Luiz Santana / @a.projeto
Realização: Casa Estação da Luz
Fica na Rua Prudente de Moraes, 313, Carmo, Olinda. E fica em cartaz durante o mês de maio.
Imagens: divulgação.
Sem comentários