Escritor, editor e doutor honoris causa pela Univer­sidade Federal de Pernambuco sempre foi um incentivador da leitura literária nas escolas. Acaba de lançar esta fábula infantojuvenil pela Iluminuras

Doutor Honoris Causa pela Univer­sidade Federal de Pernambuco, o escritor e editor cearense Sidney Rocha é autor de diversos livros, publicados em muitos países. Um professor e incentivador da leitura literária nas escolas, Sidney Rocha acaba de lançar pela Editora Iluminuras o livro As aventuras de Ícaro, uma fábula infantojuvenil.

O personagem central da obra, o garoto de Ícaro de “quase 14 anos”, tem um desejo, o de fazer com que ele e seu melhor amigo (que poderia ser seu avô) tenham a mesma idade, para continuarem a rir das “mesmas tolices da vida”. Este pedido é endereçado ao Sol, que aceita, mas quer em troca que Ícaro realize um grande desejo para ele. É desta forma que o menino passa por uma infinidade de aventuras mirabolantes, que envolvem o leitor da primeira à última página.

Vencedor do Prêmio Jabuti/2011) por O destino das metáforas, Sidney Rocha escreveu a trilogia Cromane, (Fernanflor/2014, A estética da indiferença/2018 e Flashes/2020, todos editados pela Luminuras). No entanto, nunca se afastou do público infantojuvenil, tanto que lançou em 2014 Sofia, que conquistou o prêmio Osman Lins, e está de volta agora com esta fábula.

A obra é dividida em 10 capítulos; nos dois primeiros é o encontro do Sol com o garoto que estava só e chorando. Ícaro confessa ao novo amigo que gostaria que ele e seu melhor amigo tivessem a mesma idade. Numa mutação constante (de girafa para rinoceronte, em seguida é um tamanduá azul etc) o Sol pergunta ao garoto se ele tem algum medo; depois aceita realizar o desejo do menino se, em troca, Ícaro fizer um grande favor para ele. Acordados, Ícaro parte para a aventura: é levado pelo amigo até o portal das ilusões, onde tem de ir só para conseguir cumprir sua missão.

A partir deste momento, a cada capítulo Ícaro passa por desafios e tarefas misteriosas, que testam sua coragem e determinação. A cada etapa da viagem, Ícaro é obrigado a cumprir metas arriscadas, inclusive a de transportar uma carga assustadora.

Com uma linguagem simples e repleta de imagens poéticas, o autor consegue enredar o leitor em sua trama de aventuras juvenis. No fundo, a fábula é sobre a amizade e a importância da verdade nas relações humanas. O desfecho é extremamente delicado e poético. O leitor pode ficar na dúvida se tudo não passou de um grande sonho do garoto que deseja crescer.

“Acha que dormiu, porque teve um longo sonho, onde certo garoto, em certo arrebol, entrou por esta história e falou de igual para igual com o Sol.”

Ficha técnica:                                                        

Título: As Aventuras de Ícaro

Autor: Sidney Rocha

Editora: Iluminuras, 96 pgs

Preço: R$24,50

Maurício Mellone é jornalista com mais de 40 anos de estrada. Fez carreira na imprensa de São Paulo – rádio, TV, impresso e assessoria de imprensa. Hoje mora no Recife e, aqui no Blog Edgard Homem, escreve sobre a literatura produzida por autores brasileiros. Maurício também tem um espaço só seu: vai lá no www.favodomellone.com.br.
Fotos: divulgação.

Foto de Sidney Rocha: Anny Stone. Demais imagens: divulgação.

Maurício MelloneAuthor posts

Maurício Mellone

Jornalista com mais de 40 anos de estrada, fez carreira na imprensa de São Paulo – rádio, TV, impresso e assessoria de imprensa.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 18 =