José Afonso Silva Júnior, também jornalista e professor da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisou por 3 anos as contradições das classes média e alta brasileiras.
O apurado nessa jornada virou exposição: Suite Master Quarto de Empregada ficará em cartaz na embaixada do Brasil em Beirute, capital do Líbano, de 28 de junho a 28 de julho de 2023, o ano do recomeço.
Mais sobre…
José Afonso Silva Júnior fotografou, entre 2017 e 2020, os ambientes de casas e apartamentos da Região Metropolitana do Recife – indo da classe média baixa até a mais abastada. Não limitou-se a registrar apenas imagens, mas diálogos, acordos (inclusive os velados) e situações diversas.
Desigualdades similares
“Lá, por conta da guerra civil na Síria, país vizinho e com uma cultura muito parecida, muitas mulheres sírias fogem e se refugiam no Líbano. E elas só encontram oportunidades em residências cujas relações trabalhistas são tão precárias como as que muitas vezes vemos aqui”, compara ele.
A ideia do projeto surgiu em 2015, com a PEC das Domésticas – que assegurou e ampliou os direitos trabalhistas da categoria, equiparando-a com os demais trabalhadores do mercado.
“A grande ironia é que a maior parte das pessoas estava bem mais preocupada com o impacto financeiro da nova lei, já que o aumento dos encargos trabalhistas era certo, do que perceber que até então estavam reproduzindo processos históricos que remontavam e remontam, ainda hoje, à escravidão”, detalha.
Eduardo Queiroga, também fotógrafo, professor e pesquisador e curador da mostra, define: “Nas cenas captadas das suítes e dos quartos de empregada, podemos ver ali a tensão que apoiou essa pesquisa, a fissura social e as ideologias que agem pela manutenção do status quo”.
“Aponta para cartografias sedimentadas na nossa estrutura social, repletas de injustiças, mas invisibilizadas pela naturalização cotidiana de nossas práticas”, conclui.
Um PS: o convite para a exposição partiu do Instituto Guimarães Rosa – ligado Ministério das Relações Exteriores e que tem por propósito elaborar diretrizes de política externa brasileira no âmbito das relações culturais e educacionais.
Quer saber mais? Clique abaixo:
Fotos: José Afonso Silva Júnior.
Sem comentários