A Turnê da Liberdade chega ao Recife na próxima terça-feira, 8 de agosto, o mês dos ventos, às 20h, no Teatro de Santa Isabel, sob a regência do maestro Eduardo Torres.

Fique de orelha em pé!: a entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo Sympla.

Acompanhe…

O NEOJIBA tem 8 turnês internacionais no currículo. No último giro, em 2022, realizou concerto em 6 países europeus.  

Em 2023, o ano do recomeço, os jovens musicistas do programa do Governo da Bahia estão viajando pelo Brasil.

A Turnê da Liberdade Norte e Nordeste, patrocinada pela PetroReconcavo, através da Lei de Incentivo à Cultura, celebra os 200 anos de Independência do Brasil na Bahia.

E pela primeira vez em uma excursão, as principais formações musicais do programa, a Orquestra NEOJIBA e o Coro Juvenil do NEOJIBA, estão reunidas.

Os grupos, que somam 150 jovens instrumentistas e cantores, apresentam-se, este mês, nos principais palcos de 7 cidades do Norte e Nordeste do país.

Acompanhe…

Dia 5, a Turnê da Liberdade estará em Aracaju. Maceió, 7. João Pessoa, 9 e 10, e Mossoró,12 e 13. Manaus 17 e 18, e encerra tudo em Salvador, dia 20.

Música brasileira

Os concertos sinfônicos terão obras de compositores brasileiros contemporâneos:

É doce morrer no mar, para coro à capela, de Dorival Caymmi e arranjo de Ernst Widmer, ‘Stamos em pleno Mar, do carioca André Mehmari, com letra do poeta Castro Alves, Traços Brasilis, do baiano Wellington Gomes, e Canticum Naturale, do catarinense Edino Krieger, compositor, crítico musical e produtor cultural, um dos principais nomes da criação musical brasileira.

Haverá também os europeus consagrados

O checo Antonín Dvořák, com Romance op. 11 para violino e orquestra, e Robert Schumann, com Concerto para violino e orquestra em ré menor.

As peças de Dvořák e Schumann terão por solistas os spallas (primeiros-violinos) da Orquestra NEOJIBA, Eliel Santana e Isabela Rangel.

No concerto do Recife, o público poderá ouvir, no bis, a execução da contagiante Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu. Confira abaixo:

Esse vídeo viralizou e já tem 6 milhões de visualizações orgânicas, apenas no Facebook – é um dos vídeos de orquestra mais vistos em todo o mundo.

Por fim, mais sobre o NEOJIBA, porque precisamos imitar o que é bom e dá resultado. Né?

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos.

O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música.

Em 16 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos.

Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

Por fim, o Tearro de Santa isabel fica na Praça da República, Santo Antônio.

Foto: Karol Azevedo.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =