Anote:
nesta quinta-feira, 10 de agosto de 2023, às 20h, no Teatro de Santa Isabel, acontecerá a primeira apresentação pública da ópera em 1 ato Júlia, a tecelã.
Dentro da programação do IV Festival de Ópera de Pernambuco (FOPE), diga-se de passagem.
Ela
Nascida em 1917 em São Lourenço da Mata, filha de agricultores, bisneta de escravos e negra, foi uma das precursoras da luta pela emancipação feminina e pelo respeito aos direitos fundamentais das pessoas – exerceu papel de liderança no Círculo Operário.
Em 1947, Júlia Santiago da Conceição elegeu-se vereadora, a primeira da história do Recife – ‘porém, seu mandato foi cassado, junto com outros vereadores também considerados comunistas’*.
Faleceu em 1988, na capital pernambucana.
A peça composta por Wendell Kettle, diretor artístico e executivo do FOPE, usa da arte para trazer à luz, episódios de tão significativa trajetória.
Serviço
Júlia, a tecelã, de Wendell Kettle, será encenada nos dias: 10 de agosto, às 20h; 11 de agosto às 20h; 12 de agosto, às 20h, e 13 de agosto, às 19h.
Quanto? R$20,00 a inteira e R$10,00 a meia-entrada.
Adquira através da plataforma Guichê Web: https://www.guicheweb.com.br/festivaleoperape
Ou no próprio teatro, de quarta a domingo, das 14h até o encerramento das apresentações.
O Santa Isabel fica na Praça da República, s/n, Recife.
Foto em destaque: Elias Marques
Realização / Produção: Academia de Ópera e Repertório e Sinfonieta UFPE
Direção Artística e Executiva: Wendell Kettle
Direção de Artes Visuais: Rose Mary de Abreu Martins e Marcondes Lima
Mais sobre o IV FOPE no @festivaloperape
* Informação coletada do trabalho de conclusão de curso de Janaina Maria da Luz, apresentado à banca examinadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco como requisito para a obtenção do título de Licenciado em História.
Sem comentários