Os perfumes estão presentes em todos os momentos mais importantes das nossas vidas, e a falta deles também.
Registros históricos contam que a rainha Isabel de Castela, Espanha – 1451/1504, só tomou banho duas vezes na vida: no dia em que nasceu e no dia anterior ao casamento.
No entanto, existe uma tendência para além da escolha do perfume de uso pessoal: a consultoria olfativa para casamentos.
“O casamento é um momento de emoção, gerador de muitas histórias; então, nada mais legítimo do que trabalhar a memória olfativa, algo ancestral no homem”, diz Daniela Munhoz, brand manager da Jo Malone.
A marca britânica de perfumes oferece um serviço no Brasil, que já virou tradição na terra da rainha e ganhou fama em 2011, no matrimônio de Kate Middleton.
A duquesa de Cambridge contratou os serviços perfumados da Scent Your Wedding, consultoria britânica, para aromar a Abadia de Westminster com a fragrância Orange Blossom, da Jo Malone.
Assim como Kate, outras personalidades internacionais perfumaram suas bodas com a grife. Kate Moss, por exemplo, espalhou velas-essência Wild Bluebell em seu conúbio, também em 2011. A eterna top e Le Reine Du Shopping, Cristina Cordula, casou-se com toda a cerimônia exalando a flor de laranjeira. Por aqui, a atriz Marina Ruy Barbosa é um dos exemplos mais célebres a aderir ao conceito.
“Com um horário marcado na loja, a ideia é que se conte um pouquinho, quais são as lembranças e sensações que os noivos querem passar no dia do casamento. Num primeiro momento, é bem subjetivo mesmo. Depois, isso é traduzido em duas ou três propostas elaboradas por um estilista olfativo da Jo Malone, para que o casal eleja sua preferida”, explica Daniela.
Desde fevereiro deste ano, a marca trouxe para o Brasil a linha Bridal; são perfumes e velas em frascos com estampa especial, que lembra a renda do vestido de noiva. Ideais para incrementar a decoração de lavabos e mesas da festa – há também os aromatizadores em spray.
O perfume, observe, pode ser usado pelos noivos para dar unidade a mensagem olfativa, como se o cheiro deles abarcasse todos os lugares.
A noiva tem a opção de borrifá-lo no véu e no buquê. “Antigamente, esta era a função do buquê: perfumar a noiva”, lembra Mariana Vitte, naturóloga do W Spa, no Rio de Janeiro. Especialista em aromaterapia, ela sugere a mistura de algumas gotas de óleos essenciais de lavanda (acalma) e gerânio (“é considerado o óleo da mulher, traz coragem, confiança, clareza de pensamento”) com água destilada e álcool de cereais, que, posteriormente, pode ser aspergido sobre as flores. Em cerimônias menores, recomenda o preparo de aromatizadores em spray.
A escolha do óleo depende da sensação que se pretende passar.
Laranja doce inspira harmonia, o lemon grass (capim-limão) é do afeto e da responsabilidade com os familiares.
Também do Rio de Janeiro, a Smell Id trabalha com o conceito de identidade olfativa; cria perfumes que são imediatamente associados ao estilo das marcas, caso dos cheiros das lojas da Osklen e Farm – assim que surgiu o mercado, estendeu a expertise para os casamentos. O diferencial é a concepção de uma fragrância 100% exclusiva, que capte a essência dos noivos.
Apesar de não estarmos no mês de maio, enlaces acontecem o ano inteiro, e a razão deste texto, o ponto de partida, foi um casamento acontecido há 30 anos.
Cláudia e João disseram sim na Igreja dos Montes Guararapes, Jaboatão, Região Metropolitana do Recife.
Quais perfumes eles escolheram para marcar esta data única?
João usou um clássico da época, o Polo verde de Ralph Lauren (símbolo do masculino rústico/chic).
Cláudia, à época trabalhava como consultora da loja MISTER GIO e estava principiando no universo dos perfumes.
E certamente, o que mais nos interessa é saber sobre a noiva… e Cláudia elegeu, dentre tantos que a cercavam, o TAMANGO de Leonard, delicado e floral. Eu tinha um frasco dessa raridade e a presenteei. Que ela guarde para sempre, o cheiro desse dia tão especial.
Viva os noivos!
O pernambucano Leandro Ricardo é chef há 30 anos e sua especialidade são as cozinhas do mundo inteiro. Sim, ele é um pesquisador. Também usa o seu olfato apurado para viajar pelo mundo dos perfumes.
Foto em destaque de João e Cláudia: divulgação.
Foto do chef-nariz: divulgação.
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