Fruto da parceria Sebrae – Abrasel, este levantamento, o maior sobre alimentação fora do lar já realizado no Brasil, revela, também, que os consumidores ainda gostam de sair de casa para encontrar os amigos e familiares, apesar do fenômeno da entrega em domicílio.

Com mais de 6 mil respondentes em todas as regiões, a pesquisa mostrou que: a limpeza e a higiene nas instalações (32,4%), a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%) e o ambiente do estabelecimento (12,4%) são os fatores preponderantes na escolha do lugar. Já a comida gostosa (10,3%) e o preço acessível (7,2%) não são os aspectos mais determinantes nesta seleção. Quem diria, né?!

Quando consultados sobre as maiores motivações para ganhar a rua, os entrevistados puderam escolher múltiplas respostas e as preferidas foram: ir a alguma celebração/festa (76,6%) e conversar/se divertir com amigos (76,3%).

“A pesquisa evidencia que comida gostosa é importante, mas o que realmente determina a escolha do estabelecimento são a limpeza do lugar e a cordialidade dos atendentes. Os brasileiros adoram sair para se divertir com amigos, e o ambiente limpinho e o pessoal simpático são as estrelas do show. Isso é um lembrete de que, quando se trata de restaurantes e bares, é tudo sobre a experiência. Outro ponto relevante é que apenas sete em cada 100 entrevistados apontaram o preço como importante, ou seja, nossa dica é: se preocupe mais com a qualidade, com o bom atendimento e com a organização do seu estabelecimento ao invés de estar preocupado em ter melhor preço que os restaurantes vizinhos”, esclarece Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco

Outros números

No dia a dia, 75,5% dos brasileiros alimentam-se em casa.

66,3% afirmam comer fora de duas a cinco vezes por mês.

Quando optam por comer fora, 93% fazem a refeição no próprio estabelecimento.

PS: Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes / Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Foto do balcão do Kojima: Leo Lima.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 1 =