HQ futurista, Comuna dos Sonos é a primeira revista em quadrinhos da designer Roberta Veras, pernambucana radicada em Dublin, Irlanda.
O Recife do porvir, do ano 2220, é a sua inspiração de estreia.
Importante frisar: a história foi concebida através de um sonho lúcido.
Sinopse
No futuro distante de Comuna dos Sonos, a humanidade descobriu como controlar e compartilhar sonhos lúcidos, dando origem a uma rede social chamada Hypnos.
Todos os seus usuários têm acesso automático à realidade virtual enquanto dormem.
Numa noite de sono inquieto, Princi tem a consciência sugada acidentalmente para Hypnos e descobre estar vivenciando um grande sonho coletivo 200 anos à frente da sua realidade temporal.
No primeiro episódio da série, Princi irá descobrir os mistérios, aventuras, custos, perigos e amores de ser uma ‘fora de tempo’.
Mais
Princi é ‘uma das poucas personagens lésbicas com protagonismo na área das HQs brasileiras e no cenário geral de obras artísticas de Pernambuco’, atenta Roberta Veras, uma mulher LGBTQIAPN+.
Mais ainda
No Recife de 2220, a Torre Malakoff e a igreja da Madre de Deus ainda estão de pé, em escombros, e servem como portais para 1 mundo desconhecido, pelo menos para Princi.
O frevo e os caboclos de lança, assim como o clima despojado das festas de rua também sobreviveram – apenas virtualmente.
Ainda mais
Comuna dos Sonos foi escrita entre 2015/2016.
Roberta Veras assina texto e ilustrações.
A revista tem 60 páginas.
Classificação etária: 18 anos.
Lançamento: sábado, 17 de fevereiro, no Museu do Estado de Pernambuco, a partir das 15h, em evento seguido de bate-papo com a autora; Neco Tabosa, o corroteirista da publicação, e Raul Souza, storyboard e cores.
No local, os exemplares estarão à venda por R$40,00.
Porque incentivar é preciso…
O projeto foi contemplado com o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura | FUNCULTURA PE 2019/2020 do Governo do Estado de Pernambuco.
Considerações finais
‘Além disso, a história traz uma reflexão sobre a relação promíscua em modos de trabalho e vida pessoal que as redes sociais possibilitam, com um apagamento das barreiras entre o que é universo privado e público. Presas dentro de seus próprios sonhos, as pessoas se tornam marionetes de um sistema que as explora e manipula, o mundo da Hypnos é um exercício de imaginação sobre quais podem ser os rumos da era midiática da pós-verdade”, defende Roberta.
Ficha técnica
Autoria e Ilustração: Roberta Veras
Produção Executiva e Editorial: Rodrigo Cavalcanti
Roteiro adaptado para quadrinhos: Roberta Veras e Neco Tabosa
Storyboard e Cores: Raul Souza
Revisão Textual e Editorial: Ana Nogueira
Colaboração: Bárbara Collier
Imprensa: Ana Nogueira
O Museu do Estado de Pernambuco fica na Avenida Rui Barbosa, 960, Graças, Recife.
Imagens: divulgação.
Sem comentários