O espetáculo está de volta ao Recife – em 2022 foi encendo para 3,5 mil pessoas. Em todo país, mais de 70 mil pessoas assistiram à peça.
Importante saber que: a nova temporada estreia nesta sexta-feira, 15 de outubro, às 20h, com sessões, também, no sábado,16, e domingo,17, às 19h.
É estrelada por Odilon Wagner, indicado ao Prêmio Shell e Prêmio APCA 2022 pelo papel de Sigmund Freud, e Claudio Fontana, que interpreta, C.S.Lewis, poeta e crítico literário – dois intelectuais que influenciaram o pensamento científico filosófico da sociedade do século 20. A direção é de Elias Andreato e o texto do americano Mark St. Germain.
Então…
A trama apresenta um encontro fictício entre Freud e Lewis. Durante o diálogo, o pai da psicanálise e crítico implacável da crença religiosa, e C.S. Lewis, renomado professor de Oxford, crítico literário, ex-ateu e influente defensor da fé baseada na razão, debatem, de forma apaixonada, o dilema entre ateísmo e crença em Deus – e também a vida, o sexo, a morte e as relações humanas.
O texto de Mark St. Germain é baseado no livro Deus em Questão, escrito pelo Dr. Armand M.Nicholi Jr., professor clínico de psiquiatria da Harvard Medical School.
O cenário assinado por Fábio Namatame (indicado ao Prêmio Shell melhor cenário) reproduz o consultório onde Freud desenvolvia sua psicanálise e seus estudos. Ele estava exilado na Inglaterra depois de ter fugido da perseguição nazista na Áustria, em plena segunda guerra mundial, no ano de 1939.
“Para um ator ter a oportunidade de representar um personagem tão intenso e profundo, que fez parte de nossa história recente, é um privilégio. A construção desse personagem me fez vibrar desde a primeira leitura, foram meses estudando sua vida e personalidade, para tentar trazer um recorte mais fiel possível do último ano de vida desse grande gênio do século 20”, diz Odilon Wagner.
Ficha Técnica
Texto: Mark St. Germain
Tradução: Clarisse Abujamra
Direção: Elias Andreato
Assistente de Direção: Raphael Gama
Idealização: Ronaldo Diaféria
Elenco: Odilon Wagner e Claudio Fontana
Cenário e figurino: Fábio Namatame
Assistente de Cenografia: Fernando Passetti
Desenho de Luz: Gabriel Paiva e André Prado
Iluminação: Nádia Hinz
Trilha Sonora: Raphael Gama
Arte Gráfica: Rodolfo Juliani
Fotografia: João Caldas
Designer de Som: André Omote
Coordenador Geral de Produção: Ronaldo Diaféria
Produtora Executiva: Jade Minarelli
Direção de Palco / Contra-Regragem: Tadeu Tosta, Vinicius Henrique, Kauã Nascimento e Jonathan Alves
Produtores Associados: Diaféria Produções e Itaporã Comunicação
Produção Local: Renata Phaelante e Pedro Augusto
Assessoria de Imprensa Local: Ana Luíza Accioly e Joyce Pina
Encerrando…
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Ingressos entre R$40,00 e R$120,00 – vendas online: www.freud.art.br e Sympla e na bilheteria
O Teatro Santa Isabel fica na Praça da República, Santo Antônio
Sem comentários