Com o distanciamento físico, professores, gestores e estudantes da Rede Municipal de Ensino de Olinda estão pela primeira vez participando do Desafio Mundial de Vídeos for Change. Trata-se de um jogo que mantém todos conectados. O objetivo é mobilizar a rede em torno de um tema social com o qual se identificam através de vídeos, com duração de um minuto.
Homofobia, desigualdade social e superação, racismo, covid-19, violência doméstica e depressão são alguns dos temas abordados. Os estudantes se organizam em equipes e a partir do tema escolhido constroem seus argumentos.
De acordo com o professor Esdras Henrique de Souza e Silva, todas as pessoas das escolas estão muito felizes em participar deste desafio, pois é um trabalho inédito na rede de ensino. O jogo tem técnicas e conteúdos por trás, onde os alunos jogam e aprendem com menos esforços e com mais participação e conhecimento.
No total são 42 equipes formadas por crianças e adolescentes dos 6 a 16 anos e mais de 30 professores. Durante seis semanas, o Desafio terá dez etapas, e ao final será realizado um festival onde a participação da população será importante para escolher os melhores filmes. O jogo é oferecido na Rede Municipal de Ensino de Olinda por aplicativo de mensagem (Whatsapp), onde aprendem sobre animação, fotografia, plano de câmera e formato de documentários.
Para a professora da Escola Municipal Ministro Marco Freire, Bruna Maria Paz de Lima, este projeto vem em um momento certo para mostrar aos estudantes a importância do uso da tecnologia em forma de aprendizagem. “Antes da pandemia, a escola usava muita pesquisa teórica. Hoje nossa pesquisa está na prática e a rede pública usufrui cada vez mais desta ferramenta”.
Estudantes do sexto ao nono ano e professores de sete unidades de ensino (Alexandre Barbosa Lima, Izaulina de Castro, Claudino Leal, Cel. José Domingos, Sagrado Coração de Jesus, Gregório Bezerra e Ministro Marcos Freire) estão no Desafio.
Sem comentários