O primeiro encontro, após pausa de 1 ano, será nesta quarta-feira, dia 2 de setembro de 2024, das 19h às 21h, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM).

A modelo será a multiartista Vi Brasil que, ao som de trilha sonora assinada por D Mingus, performará Equilíbrio Precário.

Após a prática, debate com o desenhista Philipe Sidartha, pesquisador integrante do projeto Atelier Risco!

Caso lhe desperte desejos, anote: serão 16 sessões gratuitas, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, 8 debates, processo de formação e uma exposição no final – as sessões e debates serão transmitidos por videoconferência.

Não há pré-requisitos técnicos, nem necessidade de inscrição prévia para participar, mas, o material artístico fica por conta de cada participante, ou seja, leve o seu.

Sim!, tem classificação indicativa: 16 anos.

Porque andorinha só nunca fez verão, é preciso dizer que: a retomada do Atelier Risco! é realidade graças ao edital do Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco – Funcultura. O projeto foi contemplado na categoria Manutenção de Coletivo de Produção Artística.

Mais sobre

Desde 2013, o Atelier Risco! mobiliza artistas de todas as linguagens e arrisca passos novos, fora da visão acadêmica, no exercício do modelo vivo, tradicional prática do desenho.

‘Desde o início da trajetória do Risco! entendemos que existia uma demanda de investigação do corpo, que não estava só no desenho, na pintura e na fotografia, mas na performance do corpo que traz consigo uma investigação ilimitada de estar no mundo, ligada também a outras linguagens e outras formas de se colocar no mundo. Transformações no corpo como lugar de investigação estética passou a ser um dos objetos de estudo da prática do modelo vivo. Esta é a única novidade possível’, diz Bruna Rafaella Ferrer, proponente do projeto e diretora artística do Risco!

PS: Risco! é um grupocriado por professores do curso de Artes Visuais da faculdade AESO, entre os quais a própria Bruna, além de Eduardo Souza e André Aquino. Portanto, o Atelier Risco! é fruto do Risco!

Mais informações: @riscoexperimental / http://rico.art.br

A entrada para o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, MAMAM, é pela Rua da União, 88, Boa Vista, Recife.  

Foto em destaque de Vi Brasil: Rogério Alves.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 5 =