Em 13 de dezembro de 2023, aos 91 anos, José Cláudio partiu para outra realidade.
Nascido em 1932, em Ipojuca – Pernambuco, o pintor, escritor, escultor e desenhista será celebrado pela Galeria Terra Brasilis: o coquetel de abertura da exposição Carnavais Pernambucanos: Uma Homenagem a José Cláudio acontecerá nesta quinta-feira, 25 de janeiro de 2024, a partir das 19h.
Ele por Bruno Albertim
‘Zé Claúdio praticou ao longo da vida, um método de pintura radicalmente vivencial. Foi dos primeiros a adotar a proposição da pose rápida, de apreensão in loco das cenas, personagens e objetos.
Vivenciou muito de perto o Carnaval de Olinda. Ele se metia no meio dos blocos para entender a dinâmica dos movimentos e a paleta das cores. Como grande retratista e paisagista que foi, apreendeu as imagens e luminosidades do Carnaval Pernambuco como poucos fizeram”, diz o jornalista, escritor e antropólogo.
Ele por Ana Veloso
‘Marcou a história da arte pernambucana. Fez escola. Seu olhar sobre as nossas paisagens foi e é repetido por muitos artistas, de diferentes gerações.
Seu céu é incomparável, sua luz emociona, vibra, tem vida. Suas pretas falam de brasilidade e seus carnavais trazem a alegria da festa para as telas, é quase palpável.
Muito imitado, mais inconfundível. Eu sou fã e sinto um orgulho danado de Pernambuco, meu estado de espírito, por ter parido Zé Cláudio.
Viva a ele que é um dos maiores representantes da arte pernambucana!’, diz a artista visual.
Mais sobre
A mostra também apresentará obras inéditas, todas carnavalescas, de renomados artistas contemporâneos: Romero de Andrade Lima, Pietro Severi, Antônio Mendes, Marcos Medeiros e Cavani Rosas, bem como de modernistas consagrados: Cândido Portinari, Lula Cardoso Ayres, Abelardo da Hora e Corbiniano Lins.
Serviço complementar
Carnavais Pernambucanos: Uma Homenagem a José Cláudio será encerrada em 11 de fevereiro.
Horário de funcionamento do espaço: de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.
A Galeria Terra Brasilis fica na Avenida 17 de Agosto, 2640, Casa Forte, Recife.
Foto do multiartista em destaque: colhida do site cultura.pe.
Foto do quadro: divulgação.
Foto do marchand Ricardo Bandeira de Melo: divulgação.
Sem comentários