Desfiles de blocos, troças, bois e ursos estão marcando o período carnavalesco na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Em todo o Estado, adolescentes e funcionários da instituição aproveitaram a chegada da festa para colocar a criatividade em ação, por meio de oficinas artísticas, da ornamentação das unidades de atendimento e de ações integradas à comunidade.

Em todas as alas do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho, por exemplo, houve o desfile do bloco Enquanto Lili não chega, em alusão ao desejo dos socioeducandos pela conquista da liberdade. Na unidade ao lado, o Case Pirapama, o Carnaval 2020 foi o primeiro da troça Bicho de Pé, resultado de uma parceria com a escola que funciona na unidade.

No Case Santa Luzia, no Recife, as socioeducandas desfilaram no Bloco das Santinhas e com o Boi Luzia. Também teve concurso de fantasia e de frevo. Unidade também destinada ao público feminino, o Centro de Internação Provisória (Cenip) Santa Luzia integrou o período festivo às atividades desenvolvidas em sala de aula, com apresentação de dança e um desfile de máscaras.

Na Casa de Semiliberdade (Casem) Casa Amarela, socioeducandos levaram um desfile da La Ursa para a Rua da Harmonia, juntando-se a funcionários da unidade e a outros foliões. Na Casem Rosarinho, também no Recife, a festa teve a participação de passistas professores do Compaz, que falaram sobre a história do frevo e ainda aprenderam o passinho com os adolescentes.

Na Casem Areias, no Recife, e na Casem Petrolina, no Sertão do Estado, houve participação ativa dos adolescentes na ornamentação do espaço. Já na Casem Olinda, 14 socioeducandos participaram de uma roda de diálogo sobre a política de redução de danos, prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e como evitar comportamentos de risco no Carnaval.

No Cenip Recife, houve uma semana inteira de atividades, com oficinas de máscaras e marchas com foco na cultura popular. Adolescentes do Cenip Caruaru também expuseram máscaras produzidas por eles durante a festa da unidade, que teve a presença da orquestra de frevo da Fundação de Cultura do município. Socioeducandos ainda fizeram apresentações de flauta e de percussão.

Ao longo do Carnaval, que tem seu auge na próxima terça (25), outras unidades da Funase ainda devem promover ações alusivas à festa. Além disso, uma exposição da Casem Caruaru estará disponível ao público no Caruaru Shopping, conforme os horários de funcionamento do espaço. O catálogo contém máscaras carnavalescas produzidas pelos socioeducandos e outros itens artesanais.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =