Não poderei chupar essa manga com o jornalista, antropólogo e escritor Bruno Albertim. Ele está em SP e eu na Capitania de Pernambuco ou Nova Lusitânia. Mas, os fluidos positivos desconhecem barreiras e viajam e viajam e viajam…

Enfim…

Diário das Frutas, Crônicas de Bruno Albertim e Pinturas de Tereza Costa Rêgo virá ao mundo nesta quarta-feira, às 19h, na Livraria Patuscada, nº 40, Vila Madalena. Está na Paulicéia Desvairada? Vai conferir.

Abaixo, deliciosa redação escrita por ele e publicada nas redes sociais. Vale a pena ler de novo.   

‘Há dez anos, escrevia crônicas motivado em entender como as frutas da região catalisam uma certa sensualidade antropológica do Nordeste. Do cancioneiro popular, passando pela literatura regionalista a certos ditados sobre como os meninos aprendem a se tornar homens chupando manguitos, esses frutos dizem que, de alguma forma, uma fruta, no Nordeste, jamais deve ser mordida, sempre chupada. 

Publicadas sob incentivo de Raimundo Carreiro no Jornal Literário Pernambuco, aquelas crônicas impressionaram de forma particular a artista e minha grande amiga Tereza Costa Rêgo. “Posso pintar esses textos?”, ela perguntou. Quase caí pra trás quando Tereza, a grande pintora épica e moderna pernambucana, se disse interessada em pintar motivada por textos meus.

Uma brincadeira que culminou na exposição Diário das Frutas. Com produção da Relicário, uma mostra híbrida, no Centro Cultural dos Correios, em que quase oito mil pessoas puderam mastigar as telas de Tereza ouvindo aquelas crônicas gravadas por vozes particularíssimas como as do sempre queridos Márcia Luz, Aninha Nogueira, Leandra Leal, Matheus Nachtergaele, Cafofinho, Xicó Sá e, entre outros, nosso saudoso Emilio Santiago. Agora, um ano depois da partida de Tereza deste plano físico, nosso Diário das Frutas vira livro numa edição tão bem cuidada como lindíssima da editora paulistana Primata. E o primeiro lançamento é justamente nesta quarta, em Sampa. Venham chupar essa manga com conosco’.

PS: pela Editora Primata, 100 páginas, R$ 65,00.

Imagens: divulgação.

He.

Imagens: divulgação.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − três =