Hoje, 19 de abril, das 16h às 21h, na Arte Plural Galeria, acontecerá a abertura de Enquanto caminho, exposição individual de Bete Gouveia – seguirá em cartaz até o dia 18 de junho.

Oriana Duarte, também artista e doutora em Comunicação e Semiótica, assina a curadoria.  

A Arte Plural Galeria funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h, e sábado, das 14h às 18h. Fica na Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife. Mais informações: 98861.7198.  

Interessou-se? Ótimo, porque contemplar é preciso…

Caminhar sem rumo certo, derivar, deixar os olhos se perderem na paisagem ou pousarem sobre detalhes ao longo do caminho, passear para renovar a mente e o corpo carregados de obrigações e das tantas restrições do dia a dia. Esse foi o ponto de partida para o processo criativo que resultou na mostra Enquanto caminho.

A clausura imposta pela dedicação a um doutorado em Portugal fizeram com que Bete sentisse a necessidade de realizar caminhadas e ao mesmo tempo explorar novas possibilidades artísticas. “Quando chegou o verão, comecei a pegar umas aquarelas e saí pra levar sol. Comecei a fazer essas aquarelas para relaxar, me divertir e sair um pouco das telas”, conta. Já de volta ao Brasil e diante de uma nova necessidade de isolamento, dessa vez decorrente da pandemia, Bete retomou as experiências com seu ateliê de bolso assim que as regras do lockdown permitiram. “Antes de fazer tudo isso eu não era uma artista de trabalhar ao ar livre. O hábito de caminhar para produzir eu adquiri em Lisboa”, revela.

O resultado pode ser conferido nos mais de 70 trabalhos em aquarela, guache, desenho a lápis de cor e acrílico sobre tela que compõem a exposição na Arte Plural Galeria, APG. Desse total, é possível conferir registros dos processos artísticos de Bete Gouveia, até chegar nos 23 trabalhos que compõem a série Enquanto caminho, que inclui, além de obras em papel, um acrílico sobre tela de 1,90mx1,50m. Conchas, areia molhada, ondas, linha do horizonte, castelo de areia e animais são alguns dos elementos retratados em paisagens de praias brasileiras e europeias.

Mais sobre Bete Gouveia

Artista, pesquisadora e professora do Departamento de Artes da UFPE, Bete é graduada em Artes Plásticas pela UFPE e com especialização em Desenho e Pintura no estúdio Soto-Mesa, Madrid, Espanha. Mestre em Poéticas Visuais pela UFPB/UFPE e doutora em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Além de se dedicar a publicações na área e coordenar laboratórios e grupos de pesquisas, Bete realizou 8 exposições individuais, diversas coletivas nacionais e internacionais, tendo recebido 5 prêmios em salões brasileiros. Seu trabalho artístico é focado na pintura e seus campos de expansão – o desenho, a fotografia e os processos digitais, sempre voltada aos conceitos de instabilidade, estranhamento e de infinito.

O universo é infinito em todas as suas dimensões. Basta caminhar e ver.
Realidade poética.
Ela e o Recife contemplado do alto.

Fotos: divulgação.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − nove =