A Escola Pernambucana de Circo (EPC), localizada no bairro da Macaxeira, zona Norte do Recife, está com as suas atividades suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. Porém, a escola lançou na plataforma Benfeitoria, a campanha “Circo em frente de casa”, que consiste em uma série com 30 apresentações de palhaços da trupe da escola, a Trupe Circus, para comunidades da zona Norte do Recife. Os artistas circenses farão esquetes artísticas e de conscientização, abordando, de forma educativa e lúdica, as formas de prevenção e de higiene para evitar o contágio do vírus.  

Sem aglomerações, respeitando as distâncias e usando os protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os artistas vão ensinar a forma correta de lavar as mãos, usar as máscaras, usar o álcool gel e fazer a limpeza da casa. Para tal, eles vão usar os elementos da arte circense como malabares, bola de equilíbrio e apresentações com palhaços, levando informação e entretenimento às famílias. O público poderá assistir às apresentações das suas janelas, varandas e terraços. Durante a ação, ainda serão distribuídos kits de higienização para as famílias.

ESCOLA PERNAMBUCANA DE CIRCO – A Escola Pernambucana de Circo (EPC) é a única escola em todo o Estado de Pernambuco voltada ao ensino da arte circense para crianças e jovens das comunidades do Recife e Região Metropolitana. Possui 24 anos de atuação com a pedagogia do circo social, e atende a mais de 140 crianças, adolescentes e jovens.

Há mais de 15 anos, a EPC formou um grupo profissional, a Trupe Circus, que atualmente possui 30 artistas circenses e tem mais de dez espetáculos em seu repertório. As apresentações de espetáculos, oficinas pedagógicas, eventos corporativos, e recepção de festas são serviços que mantêm mais de 40% da manutenção com as despesas com a sede e com a folha de pagamento dos funcionários. O valor restante vem dos editais das quais a escola participa e que estão suspensos no momento. Vale ressaltar que a EPC não recebe nenhum apoio de órgãos públicos ou privados e que a ajuda a essa categoria é de importante valor para toda a classe artística.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 5 =