Professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador sobre a exploração do trabalho infantil da Zona da Mata de Pernambuco, Maurício Roberto da Silva acaba de lançar Abelardooo, é hora de brincar. “O vídeo existe para dar visibilidade à série de aquarelas É hora de brincar, produzidas, em 2002, por Abelardo da Hora, e que o artista dedicou às crianças das periferias do Recife”, diz ele.
“Queremos levar o filme até as escolas e os movimentos sociais, a fim de contribuir com a reflexão sobre a importância da cultura lúdica popular, que é construída em espaços eivados de dramáticas desigualdades sociais”, complementa.
Ademais…
O filme tem a intenção de manter viva a memória da imensa obra desse multiartista pernambucano – Abelardo produziu esculturas, poesias, gravuras, aquarelas e desenhos. Focou o olhar sobre as mulheres, os costumes do povo, a miséria e a fome e, nesse contexto, sobre as crianças da classe trabalhadora empobrecida.
Tanto a abertura, quanto o encerramento do curta, são enriquecidos com vozes de aproximadamente trinta meninas e meninos de diversas idades que, com seus sons criativos, homenageiam Abelardo e o convidam para brincar.
Ele nasceu em 31 de julho de 1924 na cidade São Lourenço da Mata, Pernambuco, e nos deixou em 23 de setembro de 2014, no Recife.
Singeleza define o trabalho de Maurício Roberto da Silva. Tá lá no YouTube, mas assista aqui!
Imagens: divulgação.
Sem comentários