Por muito tempo, o papel fragmentado das máquinas encadernadoras da Cepe, a Companhia Editora de Pernambuco, tinha o lixo como destino.
O projeto Galeria Reciclada Cepe quebrou esse círculo vicioso.
Agora, o papel triturado é matéria-prima para a confecção de esculturas, painéis e objetos utilitários.
Uma mágica possível.
…
Parte dessas peças será exposta e colocada à venda no estande da Cepe, instalado na Praça da Palavra do 31º Festival de Inverno de Garanhuns, o FIG.
E no dia 30 de julho de 2023, o ano do recomeço, uma oficina ensinará como produzir tais objetos.
Inscrições gratuitas, através do Sympla.
…
A exposição reunirá, por volta de, 30 peças.
Algumas medem mais de 1 metro de altura. São totens, animais, bandejas, fruteiras e porta-revistas.
Quem coordena o projeto?
Júlio Gonçalves. Artista autodidata, ele trabalha no ateliê-laboratório na sede da companhia, em Santo Amaro, Recife.
Conta com a colaboração (porque andorinha só não faz verão) de Sandra Raposo, Ligia Régis e Ana Helena Guimarães.
…
As primeiras obras do acervo a ser exposto no FIG começaram a ser confeccionadas em março de 2017.
Algumas delas foram apresentadas ao público, em julho de 2018, durante a Fenearte, Feira Nacional de Negócios do Artesanato.
Mais sobre a oficina…
As inscrições foram abertas nesta terça-feira, 18 de julho de 2023, e serão encerradas com o preenchimento das 6 vagas disponíveis.
Interessou-se? Matriculas através do link:
https://www.sympla.com.br/evento/oficina-da-galeria-reciclada-cepe-editora/2072528
Ainda mais…
A oficina acontecerá no estande da Cepe, das 15h às 17h, na Praça da Palavra, Praça Souto Maior, bairro de Heliópolis, Garanhuns.
E para encerrar, a programação da Cepe Editora na Praça da Palavra:
Sábado, 22 de julho
Homenagem a Miró da Muribeca
10h às 11h – Contação de história do livro infantil Atchim! (Cepe Editora, 2019), de Miró da Muribeca (textos) e Cau Gomez (ilustrações), com Yalle Feitosa.
15h às 17h – Workshop Preparação de originais para prêmios literários e submissão a editoras, com o escritor e editor Wellington de Melo.
17h às 18h – Mesa Miró, os caminhos de uma biografia, bate-papo entre o escritor e editor Wellington de Melo e o jornalista, escritor e editor Thiago Corrêa.
Domingo, 23 de julho
– 10h às 17h – Contação de história do livro infantil A vaca macaca (Cepe Editora, 2022), de Eduardo Cesar Maia (texto) e Ildembergue Leite (ilustrações), com Yalle Feitosa.
– 15h às 16h – Conversa sobre publicação e edição de revistas em quadrinhos, com João Lin e Christiano Mascaro (2 dos autores das HQs Ragu 8 – Cepe, 2021 e Ragu 9 – Cepe, 2022). Mediação de Diogo Guedes.
– 16h às 17h – Bate-papo com Clarice Hoffman e Greg, autores da HQ Pedra d’Água (Cepe, 2023), sobre a ligação de Clarice Lispector com o Recife. Mediação de Diogo Guedes.
Sábado, 29 de julho
– 15 às 16h – Lançamento do livro Sonia em fotobiografia. Bate-papo entre o organizador da obra, Augusto Lins Soares, e a editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni.
Domingo, 30 de julho
– 10 às 11h – Contação de história do livro infantil E eu, só uma pedra, (Cepe Editora, 2016), de Helton Pereira e Cau Gomez (ilustrações), com Yalle Feitosa.
– 15h às 17h – Oficina artesanal sobre o projeto Galeria Reciclada da Cepe, com Júlio Gonçalves e Sandra Raposo (no estande).
– 16h às 17h – Bate-papo Fazer literatura a partir de Garanhuns com os escritores Nivaldo Tenório, Helder Herik, Carla Montanha e Thiago Corrêa. Mediação da editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni.
Ações paralelas:
– Projeto Caixa de Leitura – Doações de livros para bibliotecas e Organizações não Governamentais (ONGs) de Garanhuns.
– Ação colaborativa dos projetos Livros nas Praças (Cepe Editora) e Livros Livres (Secult-PE/Fundarpe) – Distribuição de livros em praças públicas e ruas de Garanhuns.
Foto: Leopoldo Conrado.
Sem comentários