Notícia bem ao estilo O Bom da Vida: terça-feira, 17 de outubro de 2023, o ano do recomeço, a Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Fundação de Cultura da Cidade do Recife, fará apresentação, única, no Teatro de Santa Isabel, às 20 horas.

PS: a entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do espetáculo. Portanto, agende bem direitinho o seu dia.

Sob a regência do maestro recifense André Muniz, o concerto, que é itinerante, faz parte do projeto Excursão Filarmônica UFRN – Turnê pelo Nordeste. Estreou dia 14, em casa, em Natal. 15/10 foi a vez de Aracaju, 17 somos nós e na quarta-feira, 18, a mini turnê será concluída na simpática vizinha, João Pessoa.

André Muniz é doutor em Música pela Universidade de Montreal, Canadá, estudou regência coral no Conservatório de Genebra, Suíça, e etc.

“A gente se preocupa com a qualidade musical, mas, para que isso aconteça é necessário oferecer sustentabilidade aos nossos alunos. Em cada cidade, temos a intenção de entrar em contato com outros estudantes que militam no ensino da música, como é o caso da Orquestra Criança Cidadã, aqui no Recife, em que alguns dos nossos professores irão oferecer masterclass para os músicos dessa orquestra”, conta Muniz.

PS2: recebemos a informação que a Filarmônica UFRN está entre as mais bem equipadas do país – apesar da tenra idade, 12 anos. Ou seja: não existe milagre, investimento é fundamental. Recado dado.   

O repertório será colorido e multicultural… A exemplo da Abertura Folclórica, de Mário Tavares; O Tear das Estórias da Terra do Sol, de Caio Facó (obra encomendada pela Filarmônica da UFRN e pelo maestro André Muniz, estreada na prestigiosa Sala São Paulo, durante o Festival de Campos do Jordão em 2022); o Concerto Negro para Trompete e Orquestra (estreia mundial) de Gilson Santos e a Sinfonia N° 8 em Sol Maior, de Antonín Dvořák.

Flávio Gabriel, solista da turnê, um dos mais destacados trompetistas da sua geração, conquistou o 2º prêmio no Concurso Internacional de Música Primavera de Praga, em 2010 – inédito na história do trompete no Brasil, viu?

O Teatro de Santa Isabel fica na Praça da República, Santo Antônio, Recife, Pernambuco imortal, imortal.

Foto em destaque, Filarmônica UFRN na Sala São Paulo: Cícero Oliveira.

Foto André Muniz: divulgação.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =