Ecologia de sentidos, Panorama da 3ª geração da Fotografia da Bahia percorrerá o Nordeste e, notícia boa, Olinda sediará a abertura da exposição.

Anota para não esquecer: será nesta quarta-feira, 11 de setembro de 2024, às 19h, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, Varadouro.   

O projeto Ecologia de sentidos, Panorama da 3ª geração da Fotografia da Bahia é fruto de pesquisa de Marcelo Reis, coordenador do Instituto Casa da Photographia (Barris, Salvador) e também curador e organizador da mostra. O foco das observações é a turma, digamos assim, surgida a partir dos anos 2000.  

‘Diferentemente das demais gerações, essa última tem como questão central em suas obras a estética e as poéticas relacionais, deixando de lado a ideia de mundo exterior e potencializando os seus mundos interiores e as suas questões de vida contemporânea’, diz Marcelo Reis.

O projeto (o único do Nordeste, em sua categoria, a ser contemplado com a Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023) homenageia o fotógrafo baiano Akira Cravo (falecido em 14 de novembro de 2023). Ele era neto do escultor Mario Cravo Júnior e filho, do igualmente fotógrafo, Mario Cravo Neto (influenciador da 3ª geração).

Foto de Ananda Nunes.

Mais sobre

São 104 imagens de 26 artistas.

Registros que revelam fortes influências decoloniais, de resistência contra as violências de gênero e de raça, em diálogo com as temáticas do Corpo, da Memória e do Sagrado.

Sob a guiança de que Todo Corpo é água, toda água é Memória, tudo que é memória é Sagrado, a mostra tem três núcleos temáticos:

CORPO – com as obras de Akira Cravo, Alex Oliveira, Ananda Nunes, Edgar Azevedo, Emanoel Saravá, Isabel Ramos, Lucas Moreira e Renan Benedito.

MEMÓRIA – reúne as fotografias de Adalton Silva, Adriano Machado, Cristina Cenciarelli, Helen Salomão, Juh Almeida, Ivã Coelho, Paulo Coqueiro e Raimundo Cavalhier e Shai Andrade.

SAGRADO – com os registros de Andrea Fiamenghi, Arthur Seabra, Elis Tuxá, Ismael Silva, Gilucci Augusto, Hugo Martins, Leila Chandani, Tacun Lecy e Vinicius Xavier.

Foto de Akira Cravo.

Fala do crítico Bené Fonteles:

‘A coletânea Ecologia de sentidos é leal ao legado da memória afetiva da ancestralidade, que evoca os ecos doloridos da diáspora e a sua herança inestimável, dos povos que aqui chegaram – yorubas, bantos, nagôs, malês e tantos outros – tão cheios de artes e culturas a nada a dever ao ocidente’.

Foto de Emanuel Saravá.

Considerações finais

Em cartaz até sexta-feira, 13 de outubro.  

Visitação (gratuita) de terça a domingo, das 9h às 17h.

O Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa fica no Largo do Varadouro, s/n, Varadouro, Olinda.

Saiba ainda que:

6 de novembro de 2024 será a vez da Pinacoteca Potiguar, em Natal, Rio Grande do Norte, receber o evento.   

30 de janeiro de 2025 será a vez do Chão SLZ, em São Luís, Maranhão.

De 4 de julho até 1º de dezembro de 2025 – abertura e encerramento da itinerância + lançamento do livro alusivo ao projeto e outras atividades, no Instituto Casa da Photographia, em Salvador, Bahia.

Foto em destaque: Akira Cravo.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 13 =