Serão 3 módulos independentes (texto, vídeo e podcast, com 15 horas de carga horária cada), realizados em parceria com festivais de cinema de diferentes regiões de Pernambuco.

O projeto é direcionado para quem o audiovisual faz vibrar – sem obrigatoriedade de experiência na área.

Destina 13 de suas 25 vagas para pessoas autodeclaradas mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, estudantes e professoras(es) da rede pública de ensino.

Olhar é o 1º módulo.

Ministrado por Márcio Andrade e Sandro Alves de França, acontecerá dentro da Mostra da Diversidade no Sertão do Pajeú, de 16 a 19 de setembro, das 9h30 às 12h – inscrições abertas até 6 de setembro.

Conteúdo

Serão apresentados os principais formatos de escrita sobre cinema: resenha, crítica, ensaio, entre outros.

O próximo passo? Produzir 1 texto a partir de 1 curta-metragem, com orientação e avaliação dos docentes. Os materiais produzidos serão posteriormente reescritos para publicação na revista F(r)icções.

PS: os encontros em tempo real (ao vivo) se darão por meio do Google Meet e as atividades assíncronas, através do Google Classroom.

‘A crítica de cinema especializada segue tendo muita relevância. Por mais que não seja tão determinante para o sucesso de um filme como no passado, ainda funciona como um guia, um farol que lança luz sobre obras com pouca visibilidade e auxilia na compreensão e recepção dos títulos lançados. É também uma excelente ferramenta para compreender o espírito do tempo e a evolução do cinema enquanto arte e linguagem’, diz Sandro Alves de França.

Próximos módulos

Imaginar(-se) é o 2º módulo.

Se ligue no período: entre os dias 14 e 18 de outubro de 2024, dentro do Cine Proa: Festival de Documentários do Sertão do Pajeú.

As aulas de Márcio Andrade e Gabriel Coêlho objetivam (prioritariamente) a produção de vídeo-ensaios, a partir de filmes integrantes da programação do evento. Esmiuçar desde a escrita de roteiros até a gravação e edição é a ideia.

Fabular é o 3º módulo.

Entre 4 e 8 de novembro, Fabular encerra esta que é a 3ª edição de F(r)icções – Laboratório de Ensaios de Cinema.

Márcio Andrade e Priscila Nascimento conduzirão as reuniões.

Aqui, ênfase à produção de podcasts, explorando desde os formatos de áudio até as etapas de produção sonora.

Os partícipes inventarão podcasts de debate sobre curtas-metragens, seguindo as etapas: escrita de roteiro, gravação e edição.

As inscrições para os módulos 2 e 3 serão divulgadas em breve, através do @fric.coes

Andorinha só nunca fez verão…

F(r)icções tem incentivo do Funcultura, Secretaria de Cultura de Pernambuco / Fundarpe, Governo do Estado de Pernambuco.

O 1º módulo, Olhar, é parceria com a 3ª Mostra da Diversidade Sexual no Sertão do Pajeú, produzida pela Xerém Produções.

O 2º e o 3º módulos, Imaginar(-se) e Fabular, são frutos de parcerias com o Cine Proa – Festival de Documentários do Sertão do São Francisco, produzido pela Abajur Soluções Artísticas e com a Mostra Ambiental de Cinema do Recife – MARÉ, produzida pela Bonsucesso Comunicação e Cultura.

Sobre os ministrantes de Olhar

Márcio Andrade

Realizador, educador, produtor e pesquisador multimídia. Doutor em Comunicação (PPGCOM/UERJ), com período sanduíche na Universidad de Navarra – Pamplona (Espanha), mestre em Educação Tecnológica pelo PPGEDUMATEC (UFPE) e graduado em Rádio e TV (UFPE). 

É autor do livro Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos (2015) e de artigos publicados em diversos periódicos acadêmicos.

No momento, coordena a produtora de desenvolvimento Combo Multimídia, responsável por projetos de curtas-metragens; das revistas digitais multimídia Quarta Parede e F(r)icções.

Também está à frente dos podcasts infantis Quando eu era criança (com a Margente Filmes), Lá na Frente e Aventurama, além dos podcasts narrativos Anônimo (igualmente com a Margente Filmes) e Espelhos Partidos (em finalização).

Sandro Alves de França

Graduado em Letras (UEPB), jornalista (UFPB), mestre e doutorando em Comunicação (UFPE). É crítico de cinema, pesquisador em narrativa audiovisual e professor. Atua como júri, curador e mediador de debates em mostras e festivais de cinema, além de ministrar oficinas e cursos.

Por fim, o link das inscrições gratuitas:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdj3HmxycRMQnWwOMIzO3awhl_yNxz_ikGGBFoIgPxoqNBd4g/viewform

Dúvidas e informações: multimidiacombo@gmail.com

F(r)icções nas redes: @fric.coes e www.friccoes.com

Adenalina para os mornos: concluintes encontram-se para exibir os certificados.

Recado dado, se joga!

Foto em destaque de Márcio Andrade, idealizador do projeto: Roberto Fernandes.

Foto da turma: Roberto Fernandes.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − dois =