Desde que começou a pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, a Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero manteve o serviço de testagem rápida para HIV, com hora marcada e aconselhamento pré e pós-teste. Jovens com idades entre 18 e 29 anos são o público-alvo.
E desde o início de 2021, a Gestos está oferecendo o autoteste para HIV – também gratuito e com agendamento (pega-se o exame na sede da ONG). Para quem mora no Recife, existe a possibilidade de marcar a entrega do teste em casa. Nos dois casos, basta ligar ou enviar mensagem (ZAP) para o fone (81) 99902.0064. Além de gratuito, o atendimento é sigiloso e livre de preconceitos.
A iniciativa é parte do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, realizado com apoio do UNICEF e da Prefeitura do Recife, e tem o objetivo de manter o diagnóstico para o HIV/Aids mesmo neste período de maior dificuldade de acessar os serviços de testagem e aconselhamento – devido ao distanciamento social exigido pelo covid-19.
Detalhando…
O teste rápido é feito na sede da Gestos – Rua dos Médicis, 68, Boa Vista, Recife, por uma profissional de enfermagem do Espaço Saúde e Sexualidade para Jovens e Adolescentes. Sendo o resultado positivo, a pessoa é encaminhada diretamente para o serviço especializado de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), e aí inicia o tratamento.
No caso do autoteste para HIV, o agendamento é feito para pegar o exame na sede da Gestos – onde acontece um detalhamento sobre o autoteste e aconselhamento pré-testagem. A pessoa leva o exame e o realiza onde se sentir mais confortável. Após alguns dias, a ONG entra em contato para dar orientações.
Imagens: divulgação.
Sem comentários