Recentemente inaugurada, a Galeria Pedra do Reino foi criada para difundir a arte pernambucana para além dos endereços óbvios e do público de sempre – funciona dentro do Compaz Escritor Ariano Suassuna.
‘A arte sai das grandes salas de exposição e dos grandes museus, para um local acessível à periferia. Até porque, o Compaz é um equipamento que tem a periferia como prioridade’, diz Ana Veloso, artista visual que coordena o ateliê da instituição, a galeria e que assina a curadoria da exposição coletiva GIRA MUNDOS.
E como será?
GIRA MUNDOS apresentará a produção do ateliê, que é frequentado por pessoas das comunidades do entorno; pessoas essas que trocam expertises com os artistas profissionais voluntários. O encontro desses 2 mundos é o espírito da coisa.
‘Pesquisamos e descobrimos texturas que foram aplicadas em círculos de papelão (descarte industrial). E aí surgiram as instalações. O suporte é o mesmo, as técnicas e os resultados é que se diferenciam’.
‘E assim, a arte chega para todos. Dos figurões que visitam o Compaz, por ser um equipamento inovador; aos moradores do bairro que usam seus serviços, às escolas que fazem atividades por lá, e aos convidados e amantes da arte, que terão a oportunidade de confrontar esses dois mundos’, conclui ela.
Saiba que
São 6 artistas profissionais voluntários: Ana Gonçalves, Abraão Figueiredo, Dirce Camargo, Julieta Pontes, Ilton Duarte e Jonatas Duarte.
E 8 artistas residentes: Suely Santos, Lourdes Oliveira, Ana Maria, Ceça Silva, M. Conceição, Cida Leal, Marcos Monteiro e Maria Guiomar.
Montagem: equipe de infraestrutura do Compaz Ariano Suassuna.
Quando?
Nesta terça-feira, 23 de abril de 2024, a partir das 17h30.
Entrada franqueada.
Fica na Avenida General San Martin, 1208, Cordeiro, Zona Oeste do Recife.
Foto em destaque, o time quase completo: divulgação.
Essa galeria vai dar o que falar de tantas coisas boas 😜😜😜
Vou mandar mensagem mais tarde 🙂🙂🙂