Se você gosta de aprofundar questões, se ligue: as inscrições estão abertas.

O I Congresso Brasileiro de Ecogastronomia será um evento de caráter acadêmico, voltado para estudantes das áreas de gastronomia, nutrição, ciência dos alimentos, agroecologia, agronomia, economia, sociologia e antropologia – oportunidade para apresentar trabalhos científicos e discutir temas relativos à ecogastronomia.

Mas, o que é mesmo isso?

“É uma vertente da gastronomia. Só o nome eco nos remete às responsabilidades e a consciência.

É a união das ciências gastronômicas, nutricionais e da antropologia, que se somam a ecologia, ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

Pela ecogastronomia, nós restituimos ao alimento a sua dignidade cultural; valorizamos os biomas brasileiros e os guardiões dos saberes e fazeres culinários tradicionais”, ensina o pernambucano Adilson Santana, cozinheiro e gastrônomo formado pela Faculdade Senac PE e que há 13 anos atua na Paraíba. Abaixo, falaremos mais dele. 

Um basta na padronização dos alimentos

Quando eu era da farra, ouvi um chegado da turma dizer que comida típica do Recife era sushi e crepe. Nunca esqueci. Ele tem toda razão. Aqui é mais fácil traçar um sushi – meia boca em sua grande maioria, do que refestelar-se com uma boa peixada, caldeirada, cozido ou feijoada pernambucana – essa última quase em vias de extinção.

Nada contra o mundo, mas esquecer de si é dar um tiro no pé e cafona até dizer basta. Chique é resgatar as técnicas culinárias tradicionais e os ingredientes que caíram em desuso devido a globalização do jeito de comer.

Mais sobre Adilson Santana

Trabalhou nas diversas áreas da cozinha profissional e atualmente dedica-se a sua escola de gastronomia e agroecologia: ESNP – Escola de Negócios e Profissões. Acompanha e desenvolve projetos em festivais de gastronomia pela Paraíba e é o criador do primeiro curso de ecogastronomia do Brasil (ESNP). Espera que ainda não parou… Adilson é Instrutor de Gastronomia da Unidade Móvel do Senac-PB, Membro da Comunidade Slow Food Parahyba, Membro da Aliança dos Cozinheiros Slow Food Brasil, Especialista em PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais, Pesquisador das Frutas e Frutos Raros dos Biomas Brasileiros, Ativista do Greenpeace e do Slow Food Internacional.

Sobre as inscrições válidas para todo o país e mundo:  

O I Congresso Brasileiro de Ecogastronomia acontecerá de 31 de março a 3 de abril de 2022, na cidade de Areia, Paraíba.

O evento ocorre de forma paralela ao II Festival Gastronômico Sabores da Serra, igualmente em Areia.

Ambos são presenciais, ok? Quer saber mais? Quer se inscrever? Vai no link e resolve a sua vida: https://www.even3.com.br/ecogastronomiabrasil.

Se joga.

Imagens: divulgação.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − seis =