A exposição acontecerá no Museu Cais do Sertão, Sala São Francisco, a partir deste domingo, 14 de maio, às 14h, e seguirá até o dia 30 de junho.

Idealizada pelo uberlandense Charrier Bernardes, escritor e artista que agora vive no Reino Unido, é dividida em 4 atos:

Nascimento da Nação Israel

Os Benefícios Entregues ao Mundo

Destruição, Diáspora, Perseguições e Massacre

Holocausto

Retorno e Renascimento de Israel

Reúne mais de 30 peças. São pinturas, esculturas, painéis luminosos, objetos e vídeos.

A realização é rubricada pela Organização Glória em Vez de Cinza, patrocinada pela Câmara de Comércio Pernambuco-Israel e apoiada pelo Governo do Estado de Pernambuco.

Se você é curios@ fique sabendo que…

O Grupo de Dança Judaica Família 61 abrirá o evento. 

O Yad Vashem, maior museu do Holocausto em Jerusalém, cedeu os painéis intitulados de: Como foi humanamente possível? Eles recontam, em fotos e informações, a história da Segunda Guerra Mundial.

Serão expostas esculturas (em pedra) dos Dez Mandamentos. Tamanho, 50cm x 80cm.

O livro O Segredo do Oratório, de Luize Valente, escritora descendente de cristãos-novos, que reconta as influências judaicas no Sertão do Nordeste, é uma das fontes inspiradoras de Israel – Ontem, Hoje e Amanhã – as marcas e contribuições deixadas em Pernambuco e no Recife.

“A ideia da exposição nasceu a partir do Memorial Judaico instalado na Praça Tiradentes. Pernambuco foi o portal onde tudo isso começou, vê-se por aqui uma forte herança e marcas deixadas pelo povo judeu como legado cultural, urbanístico, econômico e uma história riquíssima que sentimos necessidade de reavivar. Hoje a comunidade atual, proveniente do Leste Europeu, está em sua segunda e terceira geração, mas as marcas ainda são muito evidentes”, afirma Charrier.

E se você é, de fato, curios@, fique sabendo que tem que conferir presencialmente. Há muito que não foi dito aqui – e a entrada franca.

Visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 16h. Sábados e domingos, das 11h às 16h30.

O Centro Cultural Cais do Sertão situa-se na Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife, Recife.

Foto em destaque: Grupo de Dança Judaica Família 61, divulgação.

Foto2: divulgação.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =