Os portões do Jardim Botânico do Recife (JBR)  estão fechados para visitação devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), mas isso não significa que a riqueza que o espaço abriga não possa ser apreciada. Pela tela do celular, é possível fazer uma visita ao espaço por meio de um aplicativo, criado por alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, disponível para download no Google Play. O aplicativo, que leva o mesmo nome do Jardim Botânico do Recife,  guia o usuário em uma visita virtual com o auxílio de textos, áudios, mapa, localização e imagens. O JBR é um equipamento ambiental ligado à Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. 

Esse período de isolamento pode ser aproveitado para entrar em contato com a natureza mesmo que de maneira indireta e o passeio virtual do aplicativo possibilita isso. O Jardim Botânico do Recife vai além da apresentação de plantas e é considerado um museu vivo. A área protegida de Mata Atlântica conta com coleções científicas, sete jardins temáticos e caminhadas ambientais. Além disso, o JBR está entre os cinco melhores do Brasil, classificação dada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2015 que reconhece a importância do acervo e do trabalho desenvolvido no local visando à preservação da flora brasileira.

O passeio pode ser feito pelos jardins temáticos e trilhas do espaço. O aplicativo também contém uma galeria de fotos de várias espécies de flores, frutas e animais presentes no local, além de um compilado com todas as notícias publicadas. Todas as trilhas são guiadas e o usuário pode usar como auxílio um mapa interno com todos os pontos do jardim.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + dezenove =