Exposição das artistas visuais Maria Eduarda e Mariana Belém abre hoje, 13 de dezembro de 2023 – o ano do recomeço, às 19h, no Museu Murillo La Greca.
Loiça Coral é sobre os arrecifes que batizaram Recife de Recife, toda a beleza-da-riqueza deles e a violência que os pernambucanos e pernambucanas dispensam a eles.
Que pena para os arrecifes terem, forçosamente, uma relação de intimidade tóxica conosco.
Mais sobre
Loiça Coral apresentará 1 painel feito de pratos de louça, artesanalmente pintados, que espelham os arrecifes de coral.
A porcelana foi escolhida com o suporte devido à tridimensionalidade e natureza mineral, semelhante aos esqueletos dos corais.
Além de peças de arte, os pratos têm caráter utilitário: decoram ou podem ser usados no dia a dia.
Fala-se, também, noutro painel, este não previsto, surpresa.
A exposição contempla ação educativa: as artistas, as pessoas presentes e uma bióloga pesquisadora e especialista em arrecifes de coral conversarão sobre a importância da preservação desses ecossistemas e o acelerado, alarmante, processo de degradação que estão enfrentando.
‘Os corais são elementos que têm uma padronagem mesmo. A natureza é perfeita, então é muito rico o repertório. Geometricamente falando, ao mesmo tempo que é muito orgânico, tem uma lógica nas composições’, diz Mariana Belém.
‘Estamos muito animadas porque tem essa pegada ambiental. É uma oportunidade de trazer à tona a relevância do tema dos corais frente ao aquecimento global e o que cada um pode fazer para minimizar impactos’, diz a irmã e parceira de projeto, Maria Eduarda.
Porque ninguém faz nada sozinho…
Projeto realizado com recursos do edital do Sistema de Incentivo à Cultura Recife 2021/2022 – FIC, promovido pela Fundação de Cultura e Secretaria de Cultura da Cidade do Recife.
Sobre as criadoras (um pouco):
Maria Eduarda Belém
Recifense, graduada em Comunicação Social (UFPE), mestra e doutoranda em Design (UFPE), desenvolve projetos autorais de pesquisa e produção como artista visual e designer.
Mariana Belém
Graduada em Design Gráfico pela UFPE em 2004, Mariana Belém atua como artista plástica, designer e ilustradora. Atualmente é criadora, gestora e produtora de sua marca autoral Maroca Desenha, onde customiza diversas superfícies (papel, tecido, móveis, vidro, porcelana e murais), através de processos manuais e industriais.
Loiça Coral fica em cartaz até o dia 2 de fevereiro de 2024, o ano da prosperidade.
Museu Murillo La Greca, na Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim, Recife é a minha cidade, o meu lugar…
Foto em destaque de Maria Eduarda e Mariana Belém: Jane Pinheiro.
Sem comentários