Embriagar-se tem amplo sentido e, inegavelmente, seus encantos. Então, anota que a dica é boa: nesta quinta-feira, 15 de setembro, será inaugurada a Loja de Bebidas de Pernambuco – fica no Armazém 11, no Marco Zero do Recife.

E o abre será com festa, obviamente: das 16h às 19h, o Som na Rural, leia-se Roger de Renor, destilará músicas Made in PE. E pra boca não ficar seca, haverá degustação de alguns dos 150 rótulos comercializados no novo estabelecimento – são marcas 100% produzidas na terrinha, entre cervejas, vinhos, cafés, cachaças e destilados.

Informação em goles

A loja junta-se ao Centro de Artesanato de Pernambuco e a Loja de Moda Autoral, o que consolida o Armazém 11 como um point da economia criativa.

Do Sertão ao Litoral, todas as regiões estão presentes. As marcas foram selecionadas por meio de curadoria, após edital de chamamento público. Processo construído coletivamente, com a participação de várias associações.

São 173 produtores artesanais de bebidas, entre cultivo de café e subprodutos, fabricantes de aguardente de cana e bebidas destiladas, cervejas, chopes e malte. Informa o presidente da Adepe, Roberto Abreu e Lima.

Segundo a Associação Pernambucana de Cervejarias Artesanais (Apecerva), Pernambuco conta com 14 marcas de cerveja e chope artesanal, entre indústrias, cervejarias ciganas e brew pubs. A produção mensal gira em 600 mil litros – 80% distribuídos no estado e 20% noutras unidades da federação.  

A Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura (Apar) revela que somos o segundo maior produtor e exportador de cachaça do Brasil e a bebida está entre os quatros destilados mais consumidos no mundo.

Aqui, estima-se que sejam gerados mais de 4 mil empregos diretos e indiretos durante o período de safra da cana-de-açúcar.

Realização

A Loja de Bebidas de Pernambuco é uma realização do Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – Adepe, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC).

Cachaça Sanhaçu, cujo engenho é o primeiro do Brasil a utilizar energia solar na produção das bebidas.
Ekäut é cerveja com o nosso DNA.
As não alcoólicas também têm vez.
Cumadre Florzinha: cerveja puro malte e o rótulo é irado.

Fotos: Andreey Lucas.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 2 =