Depois de participar do Festival de Cannes/2024 como único representante brasileiro concorrente à Palma de Ouro, acaba de estrear nos cinemas de todo o país Motel Destino, o mais novo filme do consagrado diretor cearense Karim Aïnouz. Assim como Praia do Futuro/2011, do mesmo diretor, a trama se passa totalmente no Ceará, ressaltando as cores e as belezas do litoral do estado.

Com roteiro assinado por Wislan Esmeraldo, Maurício Zacharias e Aïnouz, o filme pode ser definido como um thriller erótico, já que narra o intrincado triângulo amoroso criado entre Heraldo, um jovem foragido vivido por Iago Xavier, e o casal proprietário de um motel à beira da estrada, interpretados por Nataly Rocha e Fábio Assunção.

O filme foi rodado na cidade de Beberibe, litoral norte do Ceará, com suas praias paradisíacas e o conjunto de falésias. As cenas iniciais mostram dois jovens brincando na praia e Heraldo conta ao irmão que irá para São Paulo tentar a vida. Na sequência, a chefe de uma gangue permite que o rapaz vá embora só depois deles eliminarem um antigo cliente inadimplente. Os irmãos concordam, mas a ação não tem o final esperado e Heraldo consegue fugir; na estrada encontra o Motel Destino, onde pede abrigo a Dayana (Nataly).

A chegada de Heraldo ao motel transforma a vida de todos. Com sua jovialidade, beleza e presteza aos serviços gerais, ele cativa tanto Dayana quanto seu marido Elias (Fábio). A moça logo fica atraída pelo rapaz, que no início tenta não se envolver, com receio da reação de seu marido. No entanto, Dayana, cansada de seu relacionamento tóxico, consegue seduzi-lo. Elias, por sua vez, se entusiasma com ele, graças às suas habilidades (tornou-se o faz tudo do motel) e também por sua juventude. A atração que sente não é explicitada, mas o diretor deixa nas entrelinhas este affair gay.

No fundo, o filme é a história de amor entre um garoto de 21 anos que tem sua juventude interrompida por uma elite opressora e uma mulher casada com um homem autoritário e violento. No site da produtora do filme, Gullane Filmes, o diretor tem uma definição bem particular sobre sua obra:

“Motel Destino é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, explica Karim Aïnouz.

Além de uma fotografia extraordinária, a sintonia de interpretação entre os três atores deve ser ressaltada — na cena do churrasco à beira da piscina, o entrosamento entre eles é contagiante. Outro destaque é o próprio motel, que se torna personagem da trama (o proprietário ensina ao funcionário os macetes para driblar a privacidade do local). O desfecho surpreende, com um final nada convencional para o casal de amantes. Confira.

Ele, quem assina a resenha.

Maurício Mellone é jornalista com mais de 40 anos de estrada, fez carreira na imprensa de São Paulo – rádio, TV, impresso e assessoria de imprensa.

Imagem em destaque com os personagens centrais do filme: divulgação.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =