Até o dia 18 deste mês, o Compaz Dom Hélder Câmara, situado no Coque, está sendo palco para oficinas esportivas de Judô, Karatê, Luta Olímpica e Capoeira, com o objetivo de integrar o cidadão à sociedade, estimular a convivência, a inclusão social e a prevenção da violência. As oficinas são voltadas para os usuários já cadastrados no novo Compaz, com idade a partir de 7 anos, que não estejam enquadrados nos grupos de risco para a covid-19.

As oficinas são uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), e seguem os protocolos sanitários já aplicados nos outros Compaz, com no máximo 8 alunos por turma e obrigação de usar máscaras, manter distanciamento de 1,5 m, aferir a temperatura antes das aulas e higienizar mãos e materiais constantemente.

O estudante Marlon Pedro da Silva, 14 anos, se inscreveu na oficina de Luta Olímpica, realizada nas quartas e sextas pela manhã. “Já treinei judô e jiu-jitsu num projeto aqui na comunidade. Agora quero aprender mais um estilo”, diz. Marlon não escondeu sua alegria pela chegada da fábrica de cidadania ao Coque. “Achei o Compaz muito bonito. Antes nesse terreno não tinha nada e era um lugar perigoso”, completa.

O professor João Ferreira explica que o método de trabalho varia de acordo com a faixa etária dos alunos. “Com os pequenos, as aulas são bem lúdicas e divertidas. Com os maiores, já colocamos a ideia de competição e do esporte como um meio de melhorar a qualidade de vida deles. Explicamos que eles podem ter acesso ao Bolsa Atleta Recife, a uma bolsa universitária e até se profissionalizar”, destaca.

“É uma alegria muito grande poder levar nossas atividades para o Compaz Dom Helder, mais um equipamento que vem para transformar a vida da população”, afirma a secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques. As oficinas serão realizadas das terças até as sextas, nos dois expedientes.

CIDADANIA – O Compaz Dom Helder Câmara começa a funcionar plenamente ainda em dezembro, quando estiver concluído o cadastramento dos usuários. A nova fábrica de cidadania do Recife contará com piscina, quadra poliesportiva, dojô para artes marciais, sala Mãe Coruja, Espaço do Empreendedorismo, Estúdio de Rádio, TV e Fotografia e uma série de outros serviços de cidadania, cultura, esportes e lazer, seguindo o modelo de sucesso que garantiu ao Compaz o reconhecimento como melhor programa de combate à desigualdade social do Brasil.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 20 =