Agende-se: em janeiro de 2022, Maurício Roberto da Silva virá ao Recife lançar Cova da Moura – o pernambucano vive há anos em Florianópolis.

Seu livro retrata o dia a dia das crianças e jovens, filhos da África em Portugal, habitantes do bairro Cova da Moura, Lisboa.

A obra, que privilegia a narrativa visual, expressa, apoiada nos versos do rap, o cotidiano, os conflitos, as encruzilhadas identitárias com que se deparam esses negros e negras: racismo, falta de oportunidades de trabalho e o fato de já não serem mais africanos, tampouco cidadãos portugueses, ainda que lusófonos de fato e de direito.

“O escopo principal destas páginas, repletas de imagens infanto-juvenis e de alguns adultos da comunidade da Cova da Moura, é recuperar as memórias das fotografias que realizei em 2007 e 2008. É preciso fortalecer as lutas antirracistas e de classe social das famílias, de suas crianças e jovens que vivem expostas aos preconceitos e humilhações por parte da elite portuguesa branca, ou seja, de uma sociedade saudosista pelo período colonialista e escravista da história”, afirma o autor.

Interessou-se? Aguarde informações mais detalhadas aqui pelo blog. O lançamento promete.

Com o futuro nos braços.
Portugueses?
O autor. Maurício Roberto da Silva.

PS: Maurício Roberto Silva Professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador sobre a exploração do trabalho infantil.

PS2: todas as fotos foram tiradas por Maurício Roberto da Silva.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − três =