Durante a pandemia, estávamos todos à deriva no mesmo mar e cada um viveu seu drama pessoal. Passada a fase apocalíptica, ficaram as lições, as mais diversas, só não as enxerga quem não quer.

Desse cardápio de lições, elegi duas, dois temas para deixar (para sempre) na minha sala de estar, para observá-los e reaprendê-los, diariamente, se preciso for.  

O primeiro deles é: Cuidar da saúde mental!

Leigo que sou, não vou sair por aí aconselhando, mas há coisas que vivemos na primeira pessoa. Poucos dias após tomar a primeira dose da vacina, contraí o coronavírus e desenvolvi uma covid-19 severa. Foram seis meses para recuperar a centralidade, sair do choque e ter o brilho da vida de volta.

Não silenciem, ninguém é tão forte que não precise de ajuda. Recorram aos profissionais da área.   

Encontrar sentido na luta é o tema número dois.

Aqui, dá para aplicar metodologia e se tem como fazer gestão, gosto de me arriscar.

De início, é preciso entender que o sistema, todos os dias, lhe tira da cama e lhe empurra para conquistar ideias preconcebidas de sucesso.

O sistema sobrevive da imagem e, por isso, supervaloriza as pessoas fisicamente lindas, sorridentes, aparentemente felizes e que, de preferência, comandem grandes organizações sentadas em cadeiras de couro e que tenham um helicóptero as esperando no rooftop.  Engarrafamento é para os mortais!

O problema é que muitas imagens de sucesso são, unicamente, produtos de propaganda… E de tanto assistirmos, as compramos como verdade…

Longe de mim querer definir a ideia de sucesso, mas a pergunta que não quer calar é: você já pensou na sua ideia de sucesso? De verdade? Já parou para pensar no que tem valor para você? Já escreveu? Porque viver ancorado na ideia de sucesso dos outros é, provavelmente, queimar vida e, pior, sem perceber.

Sabe a roda do rato? Aquela imagem de gastar energia infinita e não chegar a lugar algum…

O exercício é fazer uma reflexão profunda sobre Poder x Conquista x Luta.

Detalhando aqui:

Poder

Poder é o título que você pretende ter. Quer ser Presidente do país? Executivo de uma grande empresa? Pai? Marido? Síndica? Empresária? Quer fazer um doutorado? Não importa o tamanho, nem a dificuldade, escreva o seu.

Conquista

Aqui é a grana. O que você quer ter? Um apartamento próprio? Dois? Aposentadoria de cinco dígitos? Um milhão na conta? Contas mensais pagas sem precisar trabalhar? Casa na praia? Helicóptero? 

Luta

Aqui é a vida. Aqui é o seu tempo. Aqui é onde você faz escolhas diárias. Aqui não entra sonho, nem emoção. Aqui é racionalidade: o tempo que você precisa empenhar (e apostar) para fechar a conta do poder e da conquista.

Veja bem: se os seus sonhos de poder e conquista estão ancorados em imagens projetadas pelo sistema, cuidado com a frustração!

Colocar toda energia (e tempo) em trabalhos sem propósito, esforçando-se insanamente para conquistar coisas que nem deseja ter… A vida passa…

E caso queira ter tudo o que escreveu e não está lutando o necessário para isso, revise o exercício: geralmente, colhemos o que plantamos.

Charles Tokarski é formado em Administração pela FAE Business School, em Curitiba. Tem MBA em Gestão Empresarial e outro em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV. É o CEO do Grupo Roval, rede de farmácias de manipulação com 34 anos de mercado e mais de 70 operações Nordeste afora. Autor do livro Gestão em Jogo, Histórias de uma Farmácia de Manipulação é também conselheiro da Rede OrtoEstética.

Foto: divulgação.

Charles TokarskiAuthor posts

Charles Tokarski

O CEO da Farmácia Roval é formado em Administração pela FAE Business School, em Curitiba. Tem MBA em Gestão Empresarial e outro em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − seis =