O documentário que percorreu 28 festivais e mostras pelo Brasil será exibido pela primeira vez – finalmente! – no São Luiz. Quando? Neste sábado, 18 de janeiro, às 15h, e domingo, 19 de janeiro, às 18h, com a presença da equipe do filme.

Quem me quer? tem 15 minutos, 14 entrevistas e materiais de arquivo. As gravações foram realizadas entre fevereiro de 2022 e janeiro de 2023. O protagonista é o São Luiz, ou melhor, os depoimentos de amor a ele declarados, um dos últimos cinemas de rua do país.

O diretor Tiago Pinheiro também é amante do São Luiz.

Ainda estudante, Tiago transformou esse caso num curta-metragem – inicialmente para o curso de Publicidade e Propaganda (2011), em seguida para o trabalho de conclusão do curso de especialização em Gestão e Produção Cultural (2020) para, então, torná-lo o documentário Quem me quer?.

Aberto em setembro de 1952, na Rua da Aurora, 175, Boa Vista, Recife, o São Luiz debruça-se sobre o rio Capibaribe, cujas águas são contidas por uma mureta que ficou conhecida, a partir da década de 1960, como Quem me quer? – ponto de encontro em frente à sala de projeção, canto de paqueras e esperas. Captado?

Foram entrevistados: o presidente da rede Kinoplex/Grupo Severiano Ribeiro, Luiz Severiano Ribeiro Neto; o aposentado José Rodrigues, o cineasta Kleber Mendonça Filho, a realizadora audiovisual Cynthia Falcão, o engenheiro Lula Cardoso Ayres Filho, o programador do Cine São Luiz entre 2011 e 2021, Geraldo Pinho; a bilheteira do Cine São Luiz na década de 1950, Janete Marques; o projecionista do Cine São Luiz, Miguel Tavares; os jornalistas Alexandre Figueirôa e Luiz Joaquim, o gestor do Cine São Luiz, Gustavo Coimbra; a professora Julya Vasconcelos, a coordenadora executiva do Programa Cine de Rua, Janaina Guedes; o professor Severino Alves e o Irmão Evento, Joel Datz.

Mais sobre

Quem me quer? abre o filme Abrigo Nuclear (1981), de Roberto Pires, na sessão Cinema Brasileiro de todos os tempos.

Quem é quem em Quem me quer?

Tiago Pinheiro: Direção e Roteiro

Mariano Maestre: Direção de Fotografia

Ana Patrícia Vaz Manso: Produção Executiva

Quanto?

Os ingressos custam R$5,00 – à venda na bilheteria física.  

Por fim, uma explicação: quando concluído Quem me quer?, o São Luiz estava fechado, por isso correu o mundo para, só agora, voltar para casa.

Olha o Quem me quer? Você já quis aí?

Foto em destaque de Tiago Pinheiro: Brenda Alcântara.

Foto do Quem me quer?: Brenda Alcântara.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + treze =