Retalho Criativo é projeto, inédito, no Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco (todas as cidades da região podem participar).
Volta-se para a formação e produção artística de pessoas trans, travestis e desobedientes de gênero.
Focado na economia criativa e sustentável, a ação é oportunidade para o público-alvo participar de oficinas e workshops gratuitos, que culminarão na Retalho Criativo: Mostra de Produção de Moda e Vestuário – uma celebração a diversidade e a resistência através da moda. Quando acontecerá? Esse e outros tópicos estão em processo de definição.
Então, registre na mente, anote em qualquer lugar, mexa-se, participe: não faltarão debates e intervenções artísticas. Esse é o espaço para compartilhar conhecimentos, experiências e fortalecer a comunidade LGBTQIAPN+ do Agreste.
Entre nessa!
As vagas são limitadas e as inscrições (gratuitas) seguem até o dia 10 de janeiro de 2025 (começaram em 2 de dezembro de 2024).
O processo seletivo será realizado através de formulário online, disponível no no Insta: @retalhocriativo_
Olha que bacana: será fornecido transporte e alimentação para as atividades formativas e a produção das peças.
A divulgação das pessoas selecionadas será na segunda-feira, 20 de janeiro de 2025.
Início: 25/01/2025.
Quais as peças criadas durante o babado serão expostas ao público??? Eis a pergunta que não quer calar.
Conheça a equipe principal do projeto:
Ana Karolyne Pereira Diniz (Karol Diniz) – Produtora Executiva e Facilitadora:
filha da Sulanca, Karol é estilista, modelista e artesã têxtil. Mulher racializada e bissexual, é técnica em vestuário pelo SENAI e produtora cultural e audiovisual pelo M.I.N.A.S. do Porto Digital.
Karol coordena o projeto com seu ateliê Reforma, abordando novas formas de produzir moda (de maneira consciente e sustentável). Seu trabalho tem por foco: economia circular, empreendedorismo feminino e equidade de gênero.
Alane Dantas Pimenta (Kaleidoscope) – Diretora de Fotografia:
mãe solo, mulher bissexual, nascida em Santa Cruz do Capibaribe, Alane é fotógrafa e artista visual formanda pela UFRPE. Também é produtora audiovisual pela K2K Filme e M.I.N.A.S. Porto Digital, com quatro anos de experiência na área e ganhadora do 10° Prêmio de Fotografia de Pernambuco. Seu trabalho está profundamente enraizado nas relações entre os seres humanos e a natureza, especialmente no bioma da Caatinga.
Kevin Hacling Alves Gomes (Kevs/Kev/KVS) – Assistente Administrativo:
Kevin é híbrido de pesquisador, professor, produtor cultural e artista experimental.
Criatura do Agreste de Pernambuco, gay pardo e doutorando em Ciências Sociais pela UFCG, dedica-se a produção artística experimental, explorando aquarela, colagens e poesias.
Além disso, é tradutor e defensor de uma prática artística e política que desafia normas de gênero.
Thales Silva de Oliveira (Thales América) – Assistente de Produção:
pansexual, agênere, multiartista e doutorande de Ciências Sociais na UFCG, Thales é bailarine de jazz, ballet e dança contemporânea. Nasceu em São Paulo e atualmente habita as terras pernambucanas.
Thales traz uma perspectiva interdisciplinar ao projeto, que inclui arte performática, teatro e resistência política. Já recebeu prêmios por seu trabalho em dança e participa de iniciativas artísticas na região.
Uma andorinha só não faz verão, portanto é importante dizer antes de partir, que: foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do
Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
Foto em destaque da equipe Retalho Criativo: divulgação.
Sem comentários