A quem interessar possa, more ou de passagem pelo DF, Sekhdese, documentário que mergulha nas histórias-entranhas das aldeias indígenas do Sertão de Pernambuco, será exibido nesta quarta-feira, 13, às 14h, no 56° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – mostra Outros Olhares.

Dirigido por Alice Gouveia e Graciela Guarani e produzido por Carla Francine, da Casa de Cinema de Olinda, o documentário traz à luz a riqueza cultural e as incontáveis lutas travadas pelos povos originários.

Os depoimentos foram colhidos entre 2018 e 2023, durante expedições às aldeias indígenas e registros de manifestações em Brasília.

“O que acreditamos ter é um importante conjunto de relatos que tragicamente parecem convergir para questões relativas ao neocolonialismo empreendido pelas igrejas neopentecostais. Em boa parte dos depoimentos, percebemos uma preocupação explícita sobre os valores e crenças singulares do local que estão sendo esmaecidos pela presença dos religiosos evangélicos”, dizem as diretoras.

“O filme começou no projeto chamado Cinema de Índio, que a gente fez em nove etnias de Pernambuco. A gente foi pelo menos umas três vezes para Brasília, na marcha das mulheres indígenas, nos Acampamentos Terra Livre [ATL]. Tem um filme aí muito bonito que fala de coisas muito importantes para o Brasil e para a humanidade também”, diz Carla Francine, produtora executiva do longa.

Mais sobre…

Sekhdese é palavra Yathê, língua Fulni-ô, e traduzida para o português significa sabedoria.

Alice Gouveia é professora universitária, diretora de audiovisual e finalizadora. Trabalha na área desde 1993 e por aí vai.

Graciela Guarani pertence à nação indígena Guarani Kaiowá – é uma das mulheres indígenas pioneiras em produções audiovisuais originais no país e, também, professora de cursos promovidos pela ONU Mulheres e do Museu do Índio e por aí vai.

PS: diretoras e equipe de produção estarão presentes na avant-première.

Uma andorinha só não faz verão: Sekhdese tem patrocínio do Funcultura, o programa de incentivo do Governo de Pernambuco.

Ficha Técnica

Direção: Alice Gouveia e Graciela Guarani

Argumento: Alice Gouveia e Graciela Guarani

Roteiro: Alice Gouveia, Graciela Guarani e Caleb Benjamin

Produção e Produção Executiva: Carla Francine

Direção de Produção: Carla Francine e Mauro Lira

Direção de Fotografia: Alice Gouveia e Graciela Guarani

Som Direto: Tiago Araújo e Fernanda Misaw

Edição de Som e Mixagem: Tiago Araújo

Montagem e Finalização de Imagem: Alice Gouveia

Empresa Produtora: Casa De Cinema De Olinda

Pois é irmãos e irmãs, o mundo não é para amadores.

Acontece no Cine Brasília que fica Asa Sul EQS 106/107 – Brasília, DF.

Cartaz

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − catorze =