“Liberdade compartilhada

Escolhi trazer o tema da liberdade que tanto permeia os modos de uma vida cigana. Em tempos de pandemia da covid-19 (novo coronavírus), termos como isolamento social e distanciamento social se tornaram tão frequentes e fundamentais, que estão dando um novo significado ao exercício de ser livre.

Por vivermos em sociedade, precisamos adotar algumas condutas que facilitam muito mais a convivência entre os nossos. O respeito, a empatia, a compaixão e a benevolência, sobretudo com os mais frágeis, são pilares que fundamentam saudavelmente uma comunidade. Como a maioria de nós se encontra em casa, no convívio com crianças, adolescentes, pessoas doentes e idosas, os cuidados se tornam ainda mais necessários e a atenção, redobrada.

Neste momento é quando percebemos que a palavra liberdade não é fazer o que nos der na cabeça, pois qualquer conduta descomprometida com a realidade atual pode colocar em risco nossas vidas. O mais sensato é adotarmos um conjunto de escolhas e atitudes que fortalecerão os laços, durante esse período, pois o autocuidado é fundamental para a manutenção do bem comum.

Saber que somos livres é reconhecer que o outro também o é. Assim como nutrimos desejos e escolhas, a outra pessoa também. Talvez seja daí que vem o ditado da sabedoria popular em que diz que a nossa  liberdade termina quando começa a do outro.

Nos disponibilizar ao exercício do bem conviver é que o momento atual requer. É no autocuidado que compreendemos que o cuidado com o outro vai além dos limites de nossa casa. É saber que o exercício da liberdade não se concentra em fazer o que nos der na telha, mas compreender que, durante a pandemia, a nossa liberdade será aferida pela manutenção do bem comum”.

Ronaldo Patrício é jornalista, tarólogo e terapeuta energético. Foto: divulgação.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =