Seis adolescentes pernambucanos ganharam livros como reconhecimento especial à participação deles no 1º Prêmio de Literatura Josemar Guilhermino. Durante a competição literária, os estudantes, que cumprem medida de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru, no Agreste do Estado, tiveram crônicas avaliadas juntamente com textos inscritos por acadêmicos e escritores de vários estados brasileiros. A entrega das obras aos socioeducandos foi feita, na sexta-feira (10), por representantes do Sistema Preciso de Comunicação e do Clube do Livro, instituições idealizadoras da premiação nacional.

Os livros abordam temas como o racismo e a poesia como ferramenta de transformação. Já as crônicas inscritas pelos socioeducandos tiveram relatos sobre o desejo de liberdade e perspectivas de futuro. Participaram ainda do concurso integrantes da Academia Jovem de Letras de Campos do Jordão (SP), do curso de Antropologia da Universidade Federal do Oeste do Pará, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Associação Mundo das Artes, de São Miguel dos Campos (AL). O texto mais votado pelos jurados foi de uma participante de São Paulo, que recebeu prêmio em dinheiro, um livro de crônicas e certificado.

Estiveram no ato de entrega dos livros a representante do Sistema Preciso de Comunicação e servidora da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), Elizabete Nunes, e gestores do Case Caruaru. “Pudemos celebrar o poder transformador da leitura e da escrita, que colocou nossos adolescentes ao lado de pessoas do Brasil inteiro através dos seus textos”, relatou o coordenador geral da unidade, Ramonn Melo. “Houve todo um carinho da equipe do prêmio ao fazer as dedicatórias e a entrega dos livros. Foi uma experiência muito bonita”, completou a coordenadora técnica do Case Caruaru, Ana Paula Ferreira.

Em mensagem em vídeo, a representante do Clube do Livro no 1º Prêmio de Literatura Josemar Guilhermino, Myrian Araújo, afirmou que a expectativa é de que outras edições sejam realizadas. “Tivemos obras belíssimas inscritas neste concurso. Queremos que esse seja o primeiro de muitos”, disse. No mesmo sentido, a professora Josicleide Guilhermino, também integrante do Clube do Livro, avaliou a premiação de forma positiva. “Nossos agradecimentos aos adolescentes do Case, que tornaram este momento ainda mais significativo. O acesso à leitura e à escrita tem que ser um bem universal”, complementou.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + quinze =